top of page

Ministério Público realiza operação contra esquema de corrupção em presídio da Zona da Mata

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 16 de jun.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Divulgação/MPMG
Foto: Divulgação/MPMG

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, dia 16, a operação Pela Ordem, que apura crimes de corrupção e associação criminosa no Presídio de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata. A ação é coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.


A investigação revela um esquema que envolvia policiais penais, presos, agentes públicos e até uma advogada. Segundo o Ministério Público, o grupo facilitava a entrada de celulares na unidade prisional mediante o pagamento de propinas que chegavam a R$ 5 mil reais por aparelho, além da troca de favores indevidos.


Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados judiciais nos municípios de Visconde do Rio Branco, Ubá, Juiz de Fora, São Geraldo e até Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Entre os mandados estão dois de prisão temporária, oito de busca e apreensão e três de afastamento de policiais penais de suas funções.


Durante a operação, uma advogada de Ubá foi presa enquanto se deslocava para Juiz de Fora pela Polícia Militar Rodoviária. Também foi decretada a prisão temporária de um detento do presídio, apontado como um dos intermediários entre os servidores e a advogada. Armas de fogo, documentos e dispositivos eletrônicos foram apreendidos.


A ação contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), das polícias Militar, Civil e Penal de Minas Gerais, do Ministério Público do Rio de Janeiro e de diversas equipes de inteligência e segurança.

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page