Ministério Público divulga balanço de operações na Zona da Mata com 46 já condenados
- Radio Catedral
- 10 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

As operações Start Over e Hands On, realizadas pelo Ministério Público de Minas Gerais em conjunto com o Gaeco da Zona da Mata, apresentaram resultados expressivos no combate ao crime organizado na região. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, dia 9, 46 integrantes de facções criminosas já foram condenados, somando mais de 466 anos de prisão.
As investigações começaram em 2021 e tiveram como foco desarticular organizações envolvidas com tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal de armas, lavagem de dinheiro e outros crimes, tanto na Zona da Mata mineira quanto no estado do Rio de Janeiro.
Em apenas uma das fases, mais de 500 agentes das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e do Ministério Público do Rio participaram da operação, que cumpriu 71 mandados de prisão e 64 de busca e apreensão em diversas cidades, como Juiz de Fora, Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Rio Novo e, principalmente, São João Nepomuceno.
De acordo com os promotores da comarca, as ações ajudaram a reduzir os índices de criminalidade violenta e a restabelecer a sensação de segurança na população, com reflexos visíveis, como a volta de festas populares que estavam suspensas por medo da violência.
As operações aconteceram em cinco fases, com todos os foragidos localizados e presos. As facções investigadas estavam envolvidas em uma disputa sangrenta por territórios, que resultou em 22 homicídios e 29 tentativas de assassinato apenas em São João Nepomuceno entre 2019 e 2021.
Comentarios