top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Memorial da República Presidente Itamar Franco promove eventos na Semana Nacional dos Museus

Por Roberta Oliveira

Memorial da República Presidente Itamar Franco Foto: UFJF

Na quinta-feira, 18 de maio, é o Dia Internacional dos Museus. Por isso, está em andamento a 21ª Semana Nacional de Museus no Brasil. E até sexta-feira, 19, o Memorial da República Presidente Itamar Franco realiza uma programação diferenciada que se juntam às exposições em cartaz na Rua Benjamin Constant, 790, no Centro de Juiz de Fora.


Neste ano, o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi “Museus, sustentabilidade e bem estar”.


É um incentivo a reflexões sobre a importância dos museus como espaços de promoção do bem-estar e da sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


Atividades diversificadas


Daniella Lisieux, diretora do Memorial da República Presidente Itamar Franco, explicou que a causa indígena será o tema da programação nesta terça-feira, 16.

O debate sobre o futuro da humanidade é o assunto na quarta-feira, como explica Daniella Lisieux.

A diretora do Memorial da República Presidente Itamar Franco comenta que um evento online e aula de meditação encerram as atividades da Semana de Museus na instituição.

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificados. Daniella Liseux orienta os interessados como se inscrever para participar.




Programação da 21ª Semana Nacional de Museus no Memorial da República Presidente Itamar Franco



15/05

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República, sendo criado em 1993, durante o Governo de Itamar Franco. Após sua extinção em 2019, o órgão tem suas atividades retomadas em 2023, quando completa 30 anos desde sua criação. Em comemoração aos 30 anos do CONSEA, o Memorial realizará um evento para receber a doação de um acervo Histórico Documental da Fundação do CONSEA, que será doado à instituição por Denise Paiva. Ela foi Assessora de Assuntos Sociais da Presidência da República no Governo Itamar Franco, coautora do Plano Nacional de Combate à Fome e à Miséria em 1993 e coordenadora do Primeiro Conselho de Segurança Alimentar.


ABERTURA

No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 18h

Cerimônia de Assinatura do Termo de Doação de Acervo Histórico Documental da Fundação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional

Convidada: Denise Paiva


MESA REDONDA

No Auditório do Museu de Arte Murilo Mendes | Início às 19h

“30 Anos do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional: As políticas brasileiras de combate à fome”


Mediação

Dra. Daniella Lisieux – Memorial da República Presidente Itamar Franco da UFJF

Integrantes da mesa redonda

Denise Paiva | Membro fundadora do CONSEA em 1993

Dra. Denise de Sordi | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Dr. Diogo Tourinho | Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF

Dra. Enid Rocha | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Participação Remota

Dra. Elisabetta Recine – Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)

Dr. Rômulo Andrade (vídeo) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)




16/05


Para tratar o tema da 21ª Semana Nacional de Museus, o Memorial da República Presidente Itamar Franco e o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora, se juntarão em um evento para inaugurar uma mostra itinerante do Acervo do MAEA, que ocupará uma vitrine na exposição do Memorial, de 16 de maio a 16 de junho, com uma exibição de cerâmica arqueológica dos sítios de Juiz Fora.


RODA DE CONVERSA

No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 19h

“O indígena e a república: Uma trajetória de resistência”


Convidadas

Inaiê Apoena é Indígena Pataxó e formada como Bacharel em Direito. Atua como ativista pelo clima e proteção ambiental, e na luta pelas causas indígenas.


Luciane Monteiro Oliveira é graduada em História (UFJF), Mestre em Arqueologia (USP) e Doutora em Educação (USP), atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Arqueologia; Etnologia, Patrimônio Cultural, Salvaguarda de acervos; Memória e Educação. Atualmente é diretora técnica do no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA), setor da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Maria Fernanda Van Erven possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Doutora em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (2022). Atualmente é funcionária do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF) no cargo de Conservação e Restauro de Bens Culturais.

O evento acontecerá no primeiro andar do Memorial, e em forma de roda, portanto também são bem vindas cangas, tecidos, tapetes, almofadas ou qualquer outro objeto macio para se sentar sobre.




17/05

Na quarta-feira da Semana de Museus, faremos uma sessão aberta seguida de uma conversa com o diretor da produção. As inscrições já estão abertas pelo formulário!


EXIBIÇÃO + BATE PAPO COM DIRETOR


No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 19h

Exibição de episódio de “Restos do Mundo” – Série do Globoplay, seguida de bate papo com o diretor Diego Zanotti


Diego Zanotti é Documentarista e psicólogo transcultural, é um buscador de narrativas ancestrais e contemporâneas sobre o futuro da humanidade, a partir de projetos que desenvolvam encontros de culturas e subjetividades. Premiado em 2022 com o troféu Kalunga (Recife) de Melhor Direção e Melhor Fotografia no longa-metragem “Gerais da Pedra”, em torno da história de Diadorim, do livro Grande Sertão: Veredas.


Sobre a série: Três meses antes de uma mudança drástica na rotina de todo o planeta, lá estávamos, no profundo Brasil, nos encontrando com mulheres de força e fé que nos diziam sobre o destino do mundo. Com um tom de revelação e coragem, os sinais surgiam nas vozes dessas visionárias que nos surpreendiam fortemente – hoje entendemos por quê. Assim surgiu Resto de Mundo, a série que vai em busca de respostas para perguntas do futuro.




18/05


No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Museus, e também o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Com o objetivo de proporcionar uma troca de saberes sobre educação e saúde mental, a Mesa Redonda convida duas educadoras para compartilharem suas experiências formativas e repertórios individuais.


MESA REDONDA ON-LINE


No Canal do Youtube do Memorial da República | Início às 18h

“Escolas e Educativos Museais: Contextos Educacionais na Promoção da Saúde Mental”


Iza Chain é Mestre em Ciência da Religião pela UFJF, Educadora, Psicóloga e Psicomotricista. Atuou nos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caics, projeto criado no governo de Itamar Franco. É integrante do Centro de Estudos Nise da Silveira – CENISE, composto por profissionais independentes na sua atuação clínica e institucional, profissionais da Psicologia que se propuseram desde os anos iniciais de estudos acadêmicos ao contato com a Obra de Carl Gustav Jung, com o Museu de Imagens do Inconsciente com a Obra de Nise da Silveira e com a própria Nise há trinta e cinco anos atrás, aproximadamente.


Olga Egas é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF) atuando nas Licenciaturas em Artes Visuais e Pedagogia. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Mestre em Artes Visuais (IA/UNESP).Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas e no Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia. É líder do MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente, na Faculdade de Educação da UFJF.



19/05

O Movimento Zen dará uma aula de Yoga e Meditação para iniciantes nos jardins do Memorial


AÇÃO EDUCATIVA – YOGA NO MUSEU

No Memorial da República Presidente Itamar Franco | Início às 9h

“Aula de Yoga e Meditação para Iniciantes com o Movimento Zen”


Flávia Cadinelli é criadora do Movimento Zen, que começou em 2015 como um projeto voluntário para ajudar pessoas ansiosas. É uma empreendedora (canceriana com ascendente em virgem) entusiasta de práticas e ideias que proporcionem leveza, autoconsciência e paz na rotina. Jornalista, Mestre em Comunicação, Professora Universitária, é meditadora há mais de dez anos, colecionando experiências e cursos em Respiração Consciente, Programação Neuro-Linguística (PNL), Mindfulness, Comunicação Não-Violenta (CNV), Reik e temas ligados à evolução humana.



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page