Por Roberta Oliveira
As diversas representações de Nossa Senhora são o tema da mostra “Marias”, em cartaz no Museu de Cultura Popular, que fica no Fórum da Cultura, em Juiz de Fora.
É a 18ª edição da exposição que reúne diversas representações da mãe de Jesus, inspiradas por relatos das aparições, milagres e por outras ocasiões especiais ligadas à Nossa Senhora, como explica Franciane Lúcia, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais do Fórum da Cultura.
Franciane Lúcia comenta como que a Virgem Maria inspirou a criação dos artistas ao longo dos tempos em diferentes culturas.
Franciane Lúcia, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais do Fórum da Cultura, fala as pessoas podem ver as obras de perto.
A visitação à exposição “Marias” no Museu da Cultura Popular é gratuita. Grupos podem agendar previamente através do e-mail forumdacultura@gmail.com ou pelo telefone (32) 2102-6306. O Fórum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.
Museu de Cultura Popular da UFJF
* Fonte: Fórum da Cultura
O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987.
A origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.
Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.
Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.
As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para sociedade.
Comentários