top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Marias": representações de Nossa Senhora são tema de exposição no Museu da Cultura Popular

Por Roberta Oliveira

Tríptico de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Madeira policromada veio de um acervo particular da Itália | Foto: Fórum da Cultura/Divulgação

As diversas representações de Nossa Senhora são o tema da mostra “Marias”, em cartaz no Museu de Cultura Popular, que fica no Fórum da Cultura, em Juiz de Fora.


É a 18ª edição da exposição que reúne diversas representações da mãe de Jesus, inspiradas por relatos das aparições, milagres e por outras ocasiões especiais ligadas à Nossa Senhora, como explica Franciane Lúcia, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais do Fórum da Cultura.


Imagem de Nossa Senhora da Conceição em Cerâmica de Regis Kerusk, de Juiz de Fora Foto: Fórum da Cultura/Divulgação


Franciane Lúcia comenta como que a Virgem Maria inspirou a criação dos artistas ao longo dos tempos em diferentes culturas.


Franciane Lúcia, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais do Fórum da Cultura, fala as pessoas podem ver as obras de perto.


A visitação à exposição “Marias” no Museu da Cultura Popular é gratuita. Grupos podem agendar previamente através do e-mail forumdacultura@gmail.com ou pelo telefone (32) 2102-6306. O Fórum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.


Imagem de Nossa Senhora da Palma em gesso policromado, de acervo particular de Juiz de Fora Foto: Fórum da Cultura/Divulgação

Museu de Cultura Popular da UFJF

* Fonte: Fórum da Cultura

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987.


A origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.


Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para sociedade.


Representação de Pietá em cerâmica policromada, acervo particular de Barra (BA) Foto: Fórum da Cultura/Divulgação

14 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page