No dia em que a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conheça a história desta devoção e a programação na Arquidiocese de Juiz de Fora
Por Rádio Catedral
Nesta quinta-feira (27), a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Uma devoção iniciada com um ícone pintado no estilo bizantino no século XIII que foi levado para a Europa e, entre ida, vindas e redescobertas, se espalhou pelo mundo.
Atualmente o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo segue guardado na Igreja de Santo Afonso, em Roma, sob a guarda da Congregação Redentorista.
Em Juiz de Fora, várias paróquias estão com programação especial em honra ao título de Maria que nos aponta o caminho do Perpétuo Socorro, que encontramos em Jesus.
De Creta ao Mundo
A história da devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começa com o ícone sendo levado para a Europa no século XV, como conta o Padre José Maurício de Araújo, C.Ss.R, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Esperança.
Depois de três séculos, a Igreja São Mateus foi destruída e o destino do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro mudou mais uma vez, como relata Padre José Maurício.
No século 19, entra a Congregação Redentorista na história da devoção à Mãe do Perpétuo Socorro, com a redescoberta do ícone.
Padre José Maurício comenta que o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas com uma recomendação especial.
Em uma história de idas e vidas, Padre José Maurício lembra que a constância é lembrar que por meio de Maria os devotos podem pedir a intercessão a Jesus, o Perpétuo Socorro.
A intercessão de Nossa Senhora em nosso perpétuo socorro
"Virgem do Perpétuo Socorro, Santa Mãe do Redentor, socorrei o vosso povo que almeja ressurgir. Dai a todos a alegria de caminhar na consciente e ativa solidariedade com os mais pobres, anunciando de modo novo e corajoso o Evangelho do vosso Filho, fundamento e ápice de toda convivência humana que aspira a uma paz verdadeira, justa e duradoura".
O trecho da oração escrita por São João Paulo II a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o tema do editorial com Padre Domício
Devotos em festa
Várias paróquias em Juiz de Fora estão celebrando Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com missas e festas sociais.
Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rua Henrique Pimenta Brasiel, 277, no Jardim Esperança, a preparação foi com o tema "Com Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, caminhemos na fraternidade e na amizade social". E o pároco Padre José Maurício de Araújo, C.Ss.R, comenta como será a celebração no dia da Padroeira.
Além disso, os devotos vão agradecer pelos 55 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como explica Padre José Maurício
Na paróquia do bairro Monte Castelo, a programação festiva começa nesta quinta (27). A primeira missa foi às 7h e haverá celebrações às 15h e 19h. Na sequência, de 29 de junho a 7 de julho será a novena e a festa externa em honra à padroeira, com funcionamento de barraquinhas, música e quadrilha. A programação será na matriz na Rua Amambaí, 130
A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praça Recanto da Mata, também inicia nesta quinta a festa à padroeira, com missa às 19h30. A programação continua com missa no mesmo horário na sexta e às 18h no fim de semana, com funcionamento de barraquinhas.
Nesta quinta, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, dos Arautos do Evangelho terá missa festiva às 19h30 na Alameda Santo Antônio, 200, no Bairro Cruzeiro de Santo Antônio. E na Paróquia Nossa Senhora da Glória, na Av. dos Andradas, 855, Morro da Glória, terá missa às 19h.
コメント