Por Rádio Catedral
Setenta e dois incêndios foram combatidos na BR-040, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte. O balanço corresponde aos 20 primeiros dias de administração da EPR Via Mineira, a concessionária responsável pelo trecho.
O caso mais expressivo foi na Serra da Moeda, que levou à interdição temporária da BR-040, na altura de Itabirito no dia 19 de agosto. Durante a operação, foram utilizados cerca de 8 mil litros de água no trabalho dos Bombeiros com apoio da EPR Via Mineira.
O diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida, ressaltou que o clima seco agrava o risco das queimadas, por causa da combinação de ventos fortes com falta de chuva. Por isso é solicitado aos moradores de áreas vizinhas e usuários da rodovias que colaborem evitando comportamentos que possam desencadear focos que se podem se tornar desastres naturais, destruindo natureza, causando mortes de animais e acidentes graves na estrada
Orientações para os motoristas
Os motoristas que encontrarem fogo ou fumaça na estrada, devem fechar os vidros do veículo, manter uma distância segura do carro à frente, trafegar com os faróis baixos acesos, evitar ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento e não parar na faixa de rolamento. E, assim que estacionar em local seguro, acionar a EPR Via Mineira no número 0800 003 1040. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h. A concessionária reforça a importância de não dirigir falando ao celular, ainda mais em uma situação adversa na rodovia.
Opmerkingen