top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Madonna in Blues & Gold": Papa Francisco receberá estátua de Nossa Senhora do Reitor da UFSJ

O Jornal Boa Nova conversou com o escultor Rogério Godoy sobre o processo de criação e como a escultura se tornou o presente da UFSJ ao Santo Padre.


Por Roberta Oliveira

"Madonna in Blues & Gold" será presenteada ao Papa Francisco Foto: Dávila Martins/UFSJ

O Vaticano sedia a partir desta quarta-feira (20) o Encontro de Reitores de Universidades Latino Americanas e Caribenhas Organizando a Esperança. E na bagagem do reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Marcelo Pereira de Andrade foi um presente para o Papa Francisco: uma escultura de Nossa Senhora feita por um professor aposentado da instituição.


A escultura “Madonna in Blues & Gold”, ou “Nossa Senhora em azuis e dourado”, tem 25 cm de altura. Ela foi confeccionada pelo artista plástico e professor Rogério Godoy. Ele foi um dos fundadores da Funrei, instituição que deu origem à UFSJ, e também criador do curso de Artes Aplicadas.


Tradição da santaria marca de São João del-Rei, destaca escultor


Em entrevista à Rádio Catedral, Rogério Godoy explicou como foi o processo de criação da escultura. E contou como ela deixou de ser um presente para a mãe da professora Zandra Coelho para ser levada para o Papa Francisco.


Rogério Godoy fala sobre a escolha do nome “Madonna in Blues & Gold” para a escultura de Nossa Senhora.


"Madonna in Blues & Gold" em diferentes ângulos Foto: UFSJ/Divulgação

Rogério Godoy foi professor de Física na Universidade, é geofísico e se tornou ceramista. Ele comenta como o conhecimento científico fortalece a capacidade e sensibilidade artísticas na vida dele.

Antes de chegar às mãos do Papa Francisco, a Madonna em Blues e Gold ficou exposta na Galeria Principal do Solar da Baronesa, que é o Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ele disse que se sente honrado em contribuir com a tradição de arte religiosa da cidade.


Rogério Godoy ao lado da "Madonna in Blues & Gold" na exposição no Solar da Baronesa Foto: Dávila Martins/UFSJ

Um presente de São João del-Rei para o Papa Francisco


Antes de viajar para o Vaticano, o Reitor da UFSJ Marcelo Pereira de Andrade falou à Rádio Catedral sobre como várias pessoas ajudaram no preparo do presente para o Papa Francisco.


O Reitor da UFSJ Marcelo Pereira de Andrade destacou o que representa a chance de encontrar o Papa Francisco.


O Encontro de Reitores de Universidades Latino Americanas e Caribenhas Organizando a Esperança será realizado até esta quinta-feira (21) na Santa Sé, no Vaticano.


Da esquerda para a direita: Zandra Coelho (professora do curso de Artes Aplicadas), Rogério Godoy (o escultor), Marcelo Andrade (reitor da UFSJ), Monsenhor Geraldo (vigário episcopal da Matriz do Pilar) Foto: Dávila Martins/UFSJ

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page