• Radio Catedral

Médica Tisiologista fala sobre a tuberculose

Por Fabíola Castro


Na última semana, em 24 de março, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.


A tuberculose é uma doença que pode ser prevenida, tratada e mesmo curada, mas ainda assim, mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.*


É importante o diagnóstico precoce e também que os pacientes sigam o tratamento por um período mínimo de seis meses. A Médica Tisiologista, Drª Márcia Haddad, explica em entrevista sobre a doença, os cuidados e tratamento.


Confira:


O que é a tuberculose e como ela é contraída?


Quais são os primeiros sintomas? Quando as pessoas devem desconfiar e procurar ajuda médica? Qual a importância do diagnóstico precoce?


A tuberculose é uma doença que ainda ocorre muito?


Com a pandemia, há uma queda na procura por assistência no caso da tuberculose e o que essa atitude pode ocasionar?


Como é o tratamento?


A Drª Márcia é Médica Tisiologista. O que é a Tisiologia?


Onde procurar atendimento no caso de suspeita da tuberculose para se buscar o diagnóstico?

Apesar da constatação da médica Drª Márcia Haddad de queda na procura por assistência em função da pandemia da Covid-19, é importante que a pessoa com algum sintoma procure o atendimento, lembrando que a doença tem cura em quase 100% dos casos. O tratamento requer acompanhamento médico para uso de medicamentos por, pelo menos, seis meses, é um tempo longo, mas importante de ser respeitado para cura, sem chance da doença retornar. Saúde sempre em primeiro lugar!



*Informação da Biblioteca Virtual da Saúde - Ministério da Saúde.

0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .