• Radio Catedral

Mãe do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo, é celebrada neste dia 16 de julho



Nesta quinta-feira, 16 de julho, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Carmo, mãe da Ordem Carmelita.


Carmelo nos aponta para a famosa montanha de onde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi prefigurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).


Estes profetas foram “participantes” da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram a perseguição dos muçulmanos chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.


Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “o escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça de uma boa morte”.


O escapulário é, como explica o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, "uma peça de vestimenta que se coloca no pescoço, representando a proteção de Deus e o compromisso de fidelidade da pessoa que o usa a Deus. Assim como Maria foi fiel a Ele, nós também devemos imitá-la, e ela nos protege com sua intercessão, com sua graça e com seu manto maternal".


No vídeo abaixo, Dom Gil fala sobre essa devoção a Nossa Senhora.


Celebrações


Em Juiz de Fora, programações especiais estão sendo realizadas, de forma on-line, celebrando Nossa Senhora do Carmo.


Na Catedral Metropolitana, nesta quinta (16), haverá a Santa Missa festiva às 12h e 18h. Ao meio-dia você acompanha pela Rádio Catedral e pelo Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica” e às 18h, somente pela Web TV.


No Colégio Nossa Senhora do Carmo, a Santa Missa em honra a padroeira será às 19h, com transmissão pelo Facebook da Congregação: Carmelitas da Divina Providência.


Na Paróquia São Pio X, há uma Capela dedicada a Virgem do Carmo e às 18h30, será realizado o Ofício de Nossa Senhora do Carmo. Já às 19h acontece a Missa solene. As transmissões podem ser acompanhadas no Facebook Paróquia São Pio X.


Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes também há uma Capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Os fiéis são convidados a rezarem cada um em sua casa, às 15h, o Terço da misericórdia, clamando pelo fim da pandemia, e às 18h, a Oração de Nossa Senhora do Carmo.


Na Paróquia Cristo Rei a Santa Missa em honra a Virgem do Carmelo, aconteceu pela manhã, com transmissão nas redes sócias da paróquia.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .