top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Livro em Libras que será lançado em JF fala de vitiligo para crianças

Por Fabíola Castro


A Pedagoga Jéssica Gravino criou o universo Turma dos Dedos Falantes para ensinar a Língua Brasileira de Sinais a crianças e professores. O universo literário criado por ela, que é especialista em Línguas de Sinais e Educação, vai tratar nesta, que é a sua terceira obra, sobre o vitiligo. O lançamento ocorrerá nesta segunda-feira, 17 de abril, a partir das 19h, no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

A autora Jéssica Gravino fala sobre o enredo da obra.


Segundo a autora o livro é voltado para todos os públicos e principalmente inclusivo.


Para o lançamento do livro, Jéssica Gravino, diz que a expectativa é que ele possa chegar a todos, principalmente para as crianças e escolas.


A escritora Jéssica Gravino finaliza explicando como as pessoas podem adquirir o livro, além de saber mais informações e acessar outros conteúdos em suas redes sociais.


Sobre a autora


Jéssica Gravino é mineira de Juiz de Fora e atualmente mora em Belo Horizonte. O lançamento do seu novo livro, em abril, é bastante simbólico, pois neste mês celebra-se a literatura infantil e a importância da Língua Brasileira de Sinais. Além de tratar do com os pais e com as crianças. Um tema ainda pouco explorado, conforme a escritora.

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, onde acontece o lançamento do livro nesta segunda-feira, 17, às 19h, fica na Avenida Presidente João Goulart, 600 - Bairro Cruzeiro do Sul. O evento será no Auditório Guimarães Rosa.


Turma dos Dedos Falantes


A Turma dos Dedos Falantes (TDF) foi idealizada a partir da própria experiência da professora como intérprete de Libras em sala de aula. Ela percebia que muitos alunos pediam a ela para que traduzisse as histórias para alunos surdos. “Com essa vivência, decidi criar o livro para aproximar e ensinar Libras para as crianças de uma forma lúdica e diferente. ”O primeiro livro da TDF, “Turma dos Dedos Falantes na escola”, lançado em 2020, abordou temas como a surdez e baixa visão, com os personagens Bóris e Penélope.


Em 2022 lançou o segundo livro, “Turma dos Dedos Falantes na máquina do tempo”, que propõe reflexões sobre o mundo das pessoas com Síndrome de Down. Junto com os outros personagens, eles falam sobre a reciclagem para sensibilizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente. “Os livros da TDF foram pensados e planejados para serem lidos em família e nas escolas. O objetivo é potencializar o desenvolvimento da consciência da criança, ativando seus sentidos e exercitando o bilinguismo (Português/Libras)”, pontua Jéssica. Atualmente, os livros têm ganhado cada vez mais adeptos através de escolas em todo o país.

17 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page