top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Levantamento do primeiro Liraa de 2023 é finalizado e tem índice de infestação de "alto risco” em JF

Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.

Foi finalizado em Juiz de Fora o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado pela Prefeitura em janeiro. Os dados obtidos apontam índice de infestação "7", classificado como de "alto risco” pelo Ministério da Saúde.


O LIRAa consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti dentro da região. Com o nível de infestação, os órgãos de saúde conseguem traçar as estratégias de combate, como ações de mobilização social, mutirão de limpeza, vistorias e ações em conjunto de fiscalização, ações educacionais e campanhas de conscientização.


Apesar do alto índice de infestação apontado pelo LIRAa, segundo a Secretaria de Saúde Municipal, Juiz de Fora não apresenta aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue. Em 2023, foram registrados 26 casos prováveis da doença, com 11 casos confirmados de dengue até o momento, o menor número entre as dez maiores cidades do estado de Minas Gerais, de acordo com a pasta da saúde.


O secretário de Saúde de Juiz de Fora, Ivan Chebli, ressalta que os cuidados precisam ser redobrados para que os casos se mantenham baixos.


O subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, destaca o resultado do LIRAa no município e reforça a importância da colaboração da população.


Segundo Jonathan Ferreira Tomaz estão sendo realizados na cidade mutirões para recolhimento de materiais que podem acumular água. O cronograma segue nos bairros até o mês de março.


Neste sábado, dia 11, o "Dia D" contra as arboviroses será realizado de 8h às 14h nos bairros Vila Montanhesa e Retiro.


Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, por ligação telefônica através do 3212-3070 ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. É possível ainda realizar a denúncia através do sistema MonitorAr. Neste sistema as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.



Confira o cronograma do "Dia D" contra as arboviroses

Sábado, 11/2, de 8h às 14h - Vila Montanhesa e Retiro

Sexta, 17/2, de 8h às 16h - Santa Luzia

Sexta, 24/2, de 8h às 16h - Jardim Glória

Sábado, 4/3, de 8h às 14h - São Pedro

18 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page