top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Junho Vermelho: doar sangue é doar vida

Por Fabíola Castro

*Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil.

O mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre importância de ser um doador de sangue com a promoção da campanha Junho Vermelho. Já com o período de outono e agora no inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações tendem a ficar em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações para permaneçam em todas as épocas do ano.


No quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 29 de junho, a Rosani Martins que faz parte da equipe de captação de doadores de sangue da Fundação Hemominas em Juiz de Fora reforçou a importância da doação de sangue e como as pessoas podem se mobilizar para doar.


Confira:


Junho é o mês dedicado ao doador de sangue que exerce esse gesto durante todo o ano. Um tempo para intensificar essa mobilização, principalmente também porque estamos no inverno em que a tendência das doações é diminuir?


Como as pessoas podem se mobilizar para doar sangue?


São muitos os casos em que as pessoas precisam receber o sangue que é doado?


Quanto aos critérios básicos para doar sangue, quais são?


As pessoas podem ir individualmente ou também agendar grupos para realizar a doação?


Para quem nunca doou sangue, tem essa vontade, mas tem algum receio, não é preciso, não é? É um processo simples e o sangue doado não vai fazer falta para essa pessoa e vai fazer toda diferença para a saúde de quem precisa recebê-lo?


Com as doações recebidas na Fundação Hemominas em Juiz de Fora são abastecidos muitos hospitais?


Reforçar o convite para que as pessoas doem sangue nunca é demais, é algo que precisa ser constante?


O Hemocentro de Juiz de Fora fica na Rua Barão de Cataguases, S/N – Centro. O site da Fundação é o www.hemominas.mg.gov.br onde estão todas as informações sobre doação e onde é possível fazer o agendamento também, além do aplicativo para celulares MG App Cidadão. O telefone de contato é (32) 3257-3100.


Campanha gincana do bem


O Movimento Eucarístico Jovem da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Linhares em Juiz de Fora está promovendo uma campanha de doação de sangue, uma gincana do bem. Até o dia 31 de julho o grupo convoca as pessoas a comparecerem na Hemominas e dizer que estão participando da campanha do MEJ Juiz de Fora. Após, basta enviar uma foto do comprovante de doação pelo WhatsApp para o número (32) 98421-0324 e assim ao final da campanha vai estar concorrendo a um prêmio. “Não é apenas uma gincana ,é um ato nobre que pode salvar vidas!” – Instagram @mej.jf.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page