top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Juiz de Fora terá volta dos desfiles de escolas de samba

Por Fabíola Castro


Neste ano de 2023 Juiz de Fora terá uma extensa programação da folia de carnaval. As 14 escolas de samba confirmadas nos desfiles oficiais do evento na cidade estão acelerando o ritmo de ensaios e os preparativos para a volta à Passarela do Samba.


A última apresentação das agremiações aconteceu em 2017. Neste ano, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) optou pela retomada dos desfiles e também pelo retorno ao calendário oficial da folia. Em 2023, os desfiles competitivos das escolas de samba serão realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Passarela do Samba, que será montada na Avenida Brasil, no trecho entre as pontes das ruas Manoel Setembrino de Carvalho (concentração na Rua Maria Perpétua) e Benjamin Constant (dispersão).


Após o cancelamento dos desfiles competitivos por quatro anos consecutivos, é grande a expectativa pela retomada da festa que pretende mobilizar novamente as comunidades e o trabalho nas quadras segue sendo realizado com a confecção de fantasias e produção das alegorias.


A ordem de apresentação das agremiações foi definida pela Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf): Segunda-feira | 20/02 Grupo de Acesso | A partir das 21h30 Tempo máximo de desfile: uma hora e cinco minutos Tempo mínimo de desfile: 45 minutos - Mocidade Independente do Progresso

- Partido Alto

- Vale do Paraibuna

- União de Santa Luzia

- União das Cores Terça-feira | 21/02 Escolas mirins | A partir das 18h Tempo de desfile: 60 minutos

- Herdeiros da Vila

- Império da Torre

- Mocidade Alegre do Amanhã Grupo Especial | A partir das 21h Tempo máximo de desfile: uma hora e dez minutos Tempo mínimo de desfile: 55 minutos

- Rivais da Primavera

- Unidos das Vilas do Retiro

- Mocidade Alegre

- Turunas do Riachuelo

- Feliz Lembrança

- Real Grandeza



Blocos carnaval de rua


Em relação aos blocos, 80 já estão confirmados na programação oficial do carnaval de rua de Juiz de Fora em 2023. A agenda da folia foi divulgada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta sexta-feira, 20, e será aberta no próximo domingo, 22, com o Bloco do Nhonho, na Barreira do Triunfo, na Zona Norte. A programação completa pode ser conferida no site da PJF.


A agenda de shows será divulgada pela Funalfa, nas próximas semanas. A Prefeitura informou ainda que está organizando uma programação cultural alternativa à folia de carnaval com opções gratuitas de lazer.


Concurso Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval 2023


Anteriormente previsto para acontecer no Sport Clube, o concurso que vai eleger o Rei Momo, a Rainha e as duas princesas do Carnaval 2023 de Juiz de Fora teve transferência de local. Conforme nota divulgada pela Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf), a festa será realizada no ginásio do Clube Olímpico, com entrada pela Rua Vespasiano Pinto Vieira (ao lado da quadra da Escola de Samba Turunas do Riachuelo), no dia 4 de fevereiro, a partir das 19h.


Os ingressos para o baile continuam sendo vendidos on-line. As pessoas que adquiriram os ingressos antes da mudança de local não precisam fazer a troca. Conforme a Liga, a partir do dia 23, segunda-feira, serão abertos dois pontos físicos de venda na Casa Chic - Rua Marechal Deodoro 200 – Centro; e Mmarques – Av. Rio Branco 3.760 - Alto dos Passos.


Em 2023, três candidatos concorrem ao título de Rei Momo. Já a disputa pelo cargo de Rainha do Carnaval tem 11 concorrentes. Os vencedores serão coroados ao final da eleição. A Corte Real da Folia será formada pelo Rei Momo, pela Rainha do Carnaval (primeira colocada na disputa) e por duas princesas (candidatas classificadas em segundo e terceiro lugares). O concurso é promovido pela Liesjuf, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page