• Radio Catedral

Juiz de Fora recebe prefeitos de cidades da região para discutir a pandemia da Covid-19

Por Fabíola Castro*

*Foto: PJF.

Nesta terça-feira (9), autoridades municipais, entre prefeitas, prefeitos e secretários, que compõem a Associação dos Municípios Microrregião Vale Paraibuna (AMPAR), se reuniram em Juiz de Fora para discutir ações para conter a crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19, diante da situação do aumento dos casos de infecção pelo coronavírus e, consequentemente, da preocupação com a demanda crescente por leitos de UTI.


Além da atual situação sanitária, a questão das vacinas foi uma das pautas da reunião, assim como a cooperação entre as secretarias de saúde, como explicou a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão.

A Prefeita de Juiz de Fora ressaltou a importância da união de todos os municípios também pelo desenvolvimento econômico.

O Prefeito de Ewbank da Câmara e Presidente da AMPAR, José Maria Novato, avaliou de forma positiva o encontro.

Para o Prefeito de Rio Novo e Presidente da Acispes (Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra), sediada em Juiz de Fora e que atende municípios da região, Ormeu Rabello Filho, a cooperação entre as cidades poderá contribuir na superação da crise na saúde causada pela pandemia.

No encontro foram firmados acordos entre as autoridades da região no sentido de criarem um documento com reivindicações, dentre as quais, o apoio de leitos de UTI e vacinas, como destacou a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão. Após a assinatura, estas demandas serão encaminhadas para os Governos de Minas Gerais e Federal. É uma articulação, de acordo com Margarida, para adquirir recursos políticos para a Zona da Mata.


Presentes na reunião: secretária de Governo, Cidinha Louzada; o secretário de Comunicação, Márcio Guerra; o líder de Governo na Câmara, Marlon Siqueira; o prefeito de Pequeri, Glauco Fávero; o prefeito de Tocantins, Silas Carvalho; o prefeito de Pedro Teixeira, Reinaldo Oliveira; a prefeita de Aracitaba, Terezinha Marcília; o prefeito de Argirita, Alex Anzolim; o prefeito de Guarani, Fernando Bellotti; o prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo; a prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado; o prefeito de Rio Novo, Ormeu Filho; o prefeito de Coronel Pacheco, Marco Aurélio; o secretário de Saúde de Bias Fortes, Wilham Patrick Alves; a secretária de Administração de Simão Pereira, Izabela Melo Cunha; o secretário de Saúde de Lima Duarte, Luciano Toledo; a secretária de Saúde de Agirita, Rovana Furtado; a secretária de Saúde de Andrelândia, Adeodata Kátia.


*Sonoras: PJF.

0 comentário