- Radio Catedral
Juiz de Fora deixa o Minas Consciente – novas normas municipais serão decretadas
Por Fabíola Castro

A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, concedeu na manhã desta segunda-feira (25), uma entrevista coletiva na qual anunciou a saída do município do Programa Minas Consciente do Governo do Estado.
Segundo Margarida, o decreto com as novas normas municipais será publicado até esta noite e as regras começam a valer a partir desta terça, 26. As definições seriam discutidas durante a tarde conjuntamente com o Fórum em Defesa da Vida.
A Prefeita de Juiz de Fora justificou a saída diante das características estaduais do programa do Governo de Minas e mediante a necessidade de adequação sanitária à realidade municipal.
No novo perfil do Programa Minas Consciente, segundo o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, seriam autorizadas diversas atividades, com níveis diferenciados de controle, de acordo com as ações desenvolvidas pelas mesmas. E Margarida Salomão afirmou que essas definições também pesaram na decisão de saída de Juiz de Fora do programa, mas ainda assim ressaltando a continuidade da boa relação com o Estado.
Umas das preocupações quanto a estar no Programa Minas Consciente é diante da necessidade de Juiz de Fora precisar utilizar leitos de UTI de outros municípios, porém, Margarida destacou a atual condição de saúde da cidade que dá liberdade para a saída.
Margarida enumerou algumas situações que levaram à mudança no combate à pandemia em Juiz de Fora e destacou a abertura dos novos leitos de UTI.
A respeito da possibilidade de abertura de mais leitos de UTI conveniados com o Hospital Universitário (HU/UFJF), a prefeita disse que está sendo analisado e não divulgou o número de novas unidades de tratamento para a Covid.
Margarida Salomão destacou ainda as prioridades do governo municipal nesse momento.