Por Rádio Catedral
Na última semana, a Guarda Municipal de Juiz de Fora recebeu a visita de uma equipe técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) atuaram em conjunto com o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Guarda no processo de modernização de sistema disponibilizado pelo governo federal.
Juiz de Fora é uma das cidades escolhidas como piloto da otimização do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Sinesp-CAD. O coordenador de Gestão Administrativa da Senasp, Derik Reis do Nascimento, explicou a vantagem de aderir ao programa.
Em todo o país, apenas quatro corporações fizeram a migração para a versão atualizada do sistema. As Guardas Municipais de Camaragibe, em Pernambuco; Contagem, Minas Gerais; um batalhão da Polícia Militar de Sergipe e agora a Guarda Municipal de Juiz de Fora, que já está operando com a ferramenta otimizada.
O foco da equipe de Brasília está nas grandes Guardas Municipais e naquelas que são gestoras, a fim de que possam multiplicar o treinamento a outras instituições. Juiz de Fora se encaixa neste último caso, conforme divulgado pelo órgão.
O objetivo da mudança é tornar o uso da ferramenta mais simples, deixando-a mais intuitiva, ainda conforme as informações divulgadas.
Disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública, o Sinesp-CAD está em uso em Juiz de Fora desde setembro de 2022. Além da reorganização de fluxos, profissionalização de atividades e qualificação de processos, a principal mudança obtida se deu sobre a mensuração precisa dos empenhos. Os relatórios gerados pelo sistema apresentam dados estratégicos para o planejamento do trabalho em segurança preventiva municipal.
A Guarda Municipal de Juiz de Fora é habilitada como multiplicadora do Sinesp-CAD e já ministrou treinamento de implementação da ferramenta digital para as Guardas de Ubá, Barbacena, Ouro Preto, Ouro Branco, Poços de Caldas, Iguaba Grande-RJ e Guapimirim-RJ.
Commentaires