- Radio Catedral
Jovem leiga de Juiz de Fora recebe Consagração Virginal
*Por Fabíola Castro

Na manhã da quinta-feira, 16 de julho, dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu na Capela do Seminário Santo Antônio uma Missa com o Ritual de Consagração Virginal. A Eucaristia foi concelebrada pelos padres Monsenhor Luiz Carlos de Paula e Wellington Nascimento e o Diácono Kayo Cerqueira serviu também no altar.
A jovem leiga Marcela Kamiroski Melo, da Paróquia Santa Luzia, em Juiz de Fora, foi consagrada após alguns anos de discernimento.
Dom Gil falou sobre a consagração total da jovem ao serviço da Igreja.
O Arcebispo explicou que a consagração das virgens é um rito muito antigo na Igreja.
A jovem Marcela falou sobre a sua vontade de entrega total a Deus, nutrida já há algum tempo.
Marcela contou ainda que este dia de sua consagração foi a realização de um sonho.
A consagração aconteceu em uma celebração privada, apenas com a presença de familiares da jovem. Na cerimônia ela declarou seu desejo de perseverar no propósito da santa virgindade, ofertou seu propósito de castidade e recebeu a bênção da consagração. Já consagrada, recebeu o véu, símbolo da consagração.
Com a consagração, as virgens sagradas são impelidas a amarem mais fervorosamente a Cristo e servirem aos irmãos. Dentre suas principais funções estão a dedicação às obras de penitência e de misericórdia, à ação apostólica e à oração sagrada. Elas fazem coro com a Igreja, louvando incessantemente o Pai Celeste e intercedendo pela salvação de todo o mundo.
Confira algumas fotos:
*Sonoras: Elias Arruda