Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Jornalistas e Agentes da Pascom celebram Dia Mundial das Comunicações Sociais em Missa na Catedral

Por Fabíola Castro

*Foto: Danielle Quinelato

Neste domingo, 2 de junho, em que a Igreja celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor, foi comemorado também o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais.


A mensagem do Papa Francisco para este ano tem como tema “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25). Das comunidades de redes sociais à comunidade humana.


Na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, uma missa foi dedicada à data e aos jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) desta Igreja Particular. A celebração foi presidida pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, que representou o Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, que não pôde estar presente por recomendação médica, devido a uma forte gripe. A celebração contou ainda com a participação do Coral Benedictus, sob a regência do Padre João Francisco.


Em sua saudação inicial, Padre Camilo lembrou os comunicadores de todos os meios de comunicação, principalmente da Igreja, inclusive aqueles que desenvolvem os seus trabalhos mesmo nas paróquias mais remotas, que comunicam a Boa Nova de Jesus, ainda que sem muitos recursos.


Padre Camilo explicou o Dia das Comunicações Sociais celebrado há 53 anos na mesma data da Ascensão do Senhor.

O Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Camilo, ressaltou também a importância da notícia verdadeira, que informa e educa.

Sobre a mensagem do Papa Francisco aos comunicadores de todo o mundo, Padre Camilo explicou que ela objetiva chamar a atenção para os perigos do uso incorreto dos meios, principalmente a internet, as redes sociais, e ao mesmo tempo, que elas podem e devem ser usadas para de fato criar uma cultura do encontro entre as pessoas.

Na última semana, o jornalismo e o rádio juiz-forano tiveram uma grande perda, com a morte de Wildemar Aquino, mais conhecido como Cebola, por isso, nesta Missa dedicada aos comunicadores, Padre Camilo rezou também pelo seu descanso eterno.


Ao final da celebração, todos os jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação presentes, receberam uma bênção.