top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

JF registra mais que o dobro do volume de chuva esperado para fevereiro e março deve seguir chuvoso fechando o verão

Por Fabíola Castro


Fevereiro foi chuvoso e Juiz de Fora registrou 359,3 milímetros (mm) de chuva, cerca de 111% a mais do que o esperado para o mês – que era 170,3 mm. O maior volume foi registrado no pluviômetro instalado no bairro Marumbi, na região leste da cidade.

 

Já o maior acumulado de chuva em 24h foi de 89,66 mm, no dia 15 de fevereiro. Em apenas uma hora, choveu 28,8mm, o que representa 17% do esperado para o mês. Diante do volume intenso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) implantou a Sala de Situação Integrada, que contou com servidores da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O objetivo, de acordo com a PJF, foi atender as ocorrências de forma mais ágil. Foram registradas 65 ocorrências nos dias 15 e 16 de fevereiro em função da chuva sendo atendidas pela equipe técnica da Defesa Civil.

 

Segundo o subsecretário de proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, o órgão desenvolve e atualiza anualmente o Plano de Contingência, que é operacionalizado de maneira intersetorial com todas as secretarias da PJF e outras instituições em um trabalho de forma conjunta com o objetivo de estabelecer estratégias que agilizem as ações emergenciais.

 

A Defesa Civil informou que realizou durante todo o mês de fevereiro 235 vistorias, sendo 65,11% de ações de respostas. Mesmo no período chuvoso, quase 40% das vistorias realizadas tiveram caráter preventivo, o que garante, conforme o órgão, o monitoramento de áreas de risco e a antecipação de eventuais problemas a fim de encaminhar medidas emergenciais que reduzem o risco.

 

Ainda em fevereiro, de acordo com a Defesa Civil foi promovida também capacitação em percepção de riscos de desastres para servidores.  O mês contou também com mais uma formação de voluntários, promovendo capacitação para identificar fatores de risco e saber como agir diante de situações de desastres.

 

Alerta por SMS


Em fevereiro, o serviço de alerta por SMS da Defesa Civil chegou a quase 50 mil cadastros em Juiz de Fora, com um aumento de 33% em relação a janeiro de 2024, segundo o órgão.

 

Para começar a receber os avisos, basta o cidadão enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. O serviço é gratuito e visa alertar a população sobre possíveis riscos de tempestades, onda de calor, queda de temperatura, entre outros. Os alertas e as recomendações da Defesa Civil podem ser acompanhados também por meio do Instagram @defesaciviljf.


Águas de março encerram o verão


Estamos nos primeiros dias do mês que segue chuvoso como já vinha acontecendo desde o início do verão. São as águas de março que fecham a estação mais quente do ano, como diz a canção. A meteorologista do 5° Distrito do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes destaca a previsão para todo o mês em Juiz de Fora e região.



O verão termina em 20 de março, quando tem início a estação do outono.

 

 

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page