• Radio Catedral

Inverno e doenças cardiovasculares: é preciso atenção e cuidado


Por Fabíola Castro


O quadro “Bendita Saúde”, desta terça-feira (21) trouxe uma entrevista sobre a incidência das doenças cardiovasculares no inverno. É preciso ter atenção e cuidado com o coração!


O clima frio pode desencadear e agravar as doenças cardiovasculares, principalmente naquelas pessoas mais vulneráveis que apresentam colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes, tabagistas e também nos idosos. A exposição ao frio intenso pode acarretar o aumento da pressão sanguínea, por isso, é importante ter atenção com as variações súbitas da temperatura que podem desencadear alterações cardíacas.


O inverno começou oficialmente na manhã desta terça-feira (21), mas o frio intenso já está sendo sentido desde o mês de maio, ainda no outono. Com a queda nos termômetros, os cuidados com a nossa saúde precisam ser redobrados. Além das doenças comuns da época, como resfriados e gripes, as doenças do coração também têm grande ocorrência neste período, por isso, o cuidado é essencial.


Com o frio, o funcionamento do organismo faz com que o sistema cardiovascular fique sobrecarregado e precise trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico. O Cardiologista, Dr Guilherme de Paula falou sobre o tema.


Confira:


Nessa estação do ano, há uma grande influência do clima na incidência de doenças cardiovasculares por razão da queda de temperatura? Como isso pode ocorrer?


Além dessas que o senhor já citou, quais doenças, condições de saúde podem se agravar ou ocorrer no inverno?


Com o frio há também ocorrência mais frequente das doenças respiratórias e isso pode ter relação também com doenças cardiovasculares? De que forma?


Para quem já tem problemas de hipertensão é preciso ter cuidado redobrado?


Quais cuidados tomar nesse período?


No geral, como realizar a prevenção e cuidar do coração, do nosso organismo nesse período frio, isso tanto para quem já tem alguma condição de saúde que merece mais cuidado, quanto para aquelas pessoa que não têm, mas também precisam se cuidar?


Considerações:


Em dias frios, o corpo aquecido ajuda no trabalho do organismo, por isso, é importante estar sem bem agasalhado e manter as extremidades, como pés e mãos, também aquecidas. Os exercícios físicos não podem ser deixados de lado, mas, se for praticá-los ao ar livre, por exemplo, é bom fazer um aquecimento de todos os músculos antes e, se sentir calor durante a prática dos exercícios, evitar tirar os agasalhos em baixas temperaturas.


Como enfatizou na entrevista o cardiologista, tomar sempre bastante água, manter-se hidratado é muito importante mesmo no frio, além de dormir e se alimentar bem!


Além de todos os cuidados, um check-up anual do coração também precisa ser feito. Procure o seu médico! Prevenção é sempre o melhor remédio!


Importante sempre lembrar: com a chegada do inverno, vacine-se contra a gripe. Mantenha o cartão vacinal atualizado. As vacinas são gratuitas e disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Inclusive, a campanha de vacinação contra a Influenza, para os grupos prioritários, segue até esta sexta-feira, dia 24 de junho.

0 comentário