Inverno aumenta casos de doenças respiratórias e acende alerta para vacinação
- Radio Catedral
- 25 de jun.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Com a chegada do inverno, que começou oficialmente no dia 20 de junho, os mineiros já sentem os efeitos do frio — e junto com ele, cresce a preocupação com as doenças respiratórias. Gripe, resfriado, covid-19 e bronquiolite estão entre as infecções mais comuns neste período e, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, é preciso redobrar os cuidados.
A médica Daniela Caldas, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, explica que os sintomas dessas doenças podem se confundir, mas há diferenças.
Os grupos mais vulneráveis — como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades — precisam estar com a vacinação em dia. Apesar da ampla oferta, os índices ainda preocupam: menos da metade do público-alvo se vacinou contra a gripe em Minas, quando a meta é de 90%. A vacinação contra a covid-19 também segue abaixo do ideal, principalmente no reforço com a vacina bivalente.
A Secretaria de Estado da Saúde orienta que quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde mais próxima. E além das vacinas, medidas simples continuam fazendo diferença, como lavar bem as mãos, manter ambientes ventilados e usar máscara ao apresentar sintomas. como destaca a médica Daniela Caldas.

Leia mais:
Komentarze