Por Rádio Catedral
As inscrições de candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, referente ao segundo semestre de 2024 terminam amanhã, 27 de agosto. O programa federal concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
Para a segunda edição, o Ministério da Educação oferece 70 mil vagas. Ao todo, são mais de 112 mil para todo o ano. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Portal Único de Acesso ao ensino Superior, na parte do Fies Seleção, com login pela conta do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.Br, com o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha.
A novidade, a partir desta edição, é que o Fies oferece reserva de vagas para cotistas para beneficiar candidatos negros, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência. Pela primeira vez, os estudantes com esses perfis devem fazer a autodeclaração do seu perfil étnico-racial e optar por concorrer para as vagas reservadas, ao preencher a sua escolaridade e declarar que está ciente dos dados fornecidos.
Uma das condições que o candidato deve cumprir para ter acesso ao financiamento é ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.236). Além disso, para participar da seleção, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até a abertura das inscrições; ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; e não ter tirado nota zero na prova de redação.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 10 a 12 de setembro. Se ainda houver vagas não ocupadas, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas, entre 16 de setembro e 29 de outubro.
Opmerkingen