• Radio Catedral

Inscrições para cursos de formação oferecidos pela SEE/MG terminam nesta quarta (16)

Informações da Agência Minas


Termina nesta quarta-feira (16) o prazo de inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As formações, que duram em média de 160 a 240 horas, são uma alternativa para quem procura uma qualificação profissional. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atualmente inseridos no projeto Novos Caminhos, do Governo Federal. Neste ano, são mais de nove mil vagas para 43 cursos em todo o estado, cerca de 46% a mais de vagas do que as oferecidas em 2021, quando foram abertas 4.280 oportunidades para dez tipos de formações. De acordo com Nelson Rezende, coordenador geral do Pronatec, as formações são uma ótima alternativa para quem busca uma qualificação profissional, pois os cursos possuem curta duração e podem ser concluídos entre três e quatro meses. O coordenador ressalta ainda que o aluno que for chamado receberá uma ajuda de custo para participar das aulas.

Os interessados em participar de uma das formações podem comparecer à escola que disponibiliza o curso, levando o formulário de inscrição preenchido e, também, RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência, até essa quarta-feira (16). Há vagas em escolas estaduais de cidades como Juiz de Fora, Santos Dumont, Matias Barbosa e Barbacena, entre outras. Em sua maioria os cursos são noturnos. A relação completa das escolas em cada cidade, cursos e o formulário de inscrição estão disponíveis no edital no site www.educacao.mg.gov.br.


A classificação será divulgada no dia 21 de março, em local informado pela escola durante a inscrição. Já a matrícula, em primeira chamada, será realizada entre os dias 22 e 24 de março.

0 comentário