top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Inscrições do Encceja 2023 terminam nesta semana

Por Rádio Catedral com informações da Agência Minas e do Governo Federal


As pessoas interessadas em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 devem se inscrever até a próxima sexta-feira, 2 de junho. A aplicação das provas está prevista para 27 de agosto, em dois turnos: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.


O exame é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é destinado aos jovens e adultos que não concluíram estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.


Para requerer o certificado de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos na data da prova. Para certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.



Sobre as inscrições


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site do Encceja 2023. Os interessados devem informar número do CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para contato.


Assim como indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar a prova, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação.


O candidato que necessitar de atendimento especializado deve indicar, no momento de inscrição, qual o recurso de acessibilidade que deseja. Serão disponibilizados: prova em braille, tradutor intérprete de Libras, prova com letra ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, calculadora, sala de fácil acesso, mesa e cadeira adequados e apoio para pernas e pés.


Neste ano, o exame contará com novidades:

  • Inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual.

  • Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.

  • Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.

  • Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.


Sobre o Encceja) 2023


O exame terá quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.


Para o ensino fundamental serão quatro provas objetivas que avaliarão os componentes curriculares de Ciências (Prova I); Matemática (Prova II); Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física (Prova III); e História, Geografia, Filosofia e Sociologia (Prova IV).


Para o ensino médio serão quatro provas objetivas que avaliarão os componentes curriculares de Química, Física e Biologia (Prova I); Matemática (Prova II); Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física (Prova III); e História, Geografia, Filosofia e Sociologia (Prova IV).


Justificativa de ausência


No site do Encceja, quem se inscreveu para o exame em 2022, mas não realizaou as provas devem justificar a ausência. O participante que não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de GRU Cobrança que será gerada no sistema de inscrição e poderá ser paga em qualquer banco ou casa lotérica.

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page