• Radio Catedral

Igreja São Sebastião, no Centro de Juiz de Fora, celebra festa do padroeiro

Atualizado: 20 de jan. de 2020

Por Fabíola Castro



Na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, os católicos celebram São Sebastião, mártir romano conhecido como o defensor da Igreja. É considerado ainda o padroeiro dos produtores rurais, protetor contra as pestes, a fome e a guerra.


Esse santo dá nome a diversas paróquias e capelas da Arquidiocese de Juiz de Fora, que o homenageiam com programações especiais. Em Juiz de Fora, a Igreja São Sebastião, no centro da cidade, realiza a novena que prepara a festa do padroeiro.


O vigário responsável pela Comunidade, missionário da Congregação do Verbo Divino, Padre Renê Luiz Paulino de Oliveira, fala sobre a programação festiva.

A novena do padroeiro segue até este sábado (18), às 7h30 e 19h, e no domingo (19), acontece o encerramento com missas às 7h30 e 18h30.


Padre Renê lembra que um gesto concreto está sendo realizado nas celebrações.

A Igreja São Sebastião é um símbolo de Juiz de Fora, localizada no coração da cidade, como comenta Padre Renê.

A devoção a São Sebastião é muito grande e difundida na Igreja Católica, entre os fiéis.

Padre Renê destaca o exemplo de São Sebastião que é de discípulo fiel de Jesus Cristo.

As Missas do dia de São Sebastião, em 20 de janeiro, serão às 7h30, 9h30, 12h, 14h, 16h, 18h30. A celebração das 18h30 será presidida por Dom Gil Antônio Moreira. Após essa Missa haverá procissão solene pelas ruas do Centro.


A Igreja São Sebastião fica na Praça Hermenegildo Vilaça, s/n – Centro, atrás do Parque Halfeld.


Trânsito será alterado para procissão


A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora alterará o trânsito nesta segunda-feira, 20, em virtude da procissão de São Sebastião, no Centro da cidade. A interdição será total na Rua Gilberto de Alencar, entre 19h e 21h30. A saída e a chegada da procissão será na Igreja de São Sebastião.


O trajeto, com interdição parcial das vias (exceto Rua Gilberto de Alencar), será o seguinte: Ruas Gilberto de Alencar (Igreja de São Sebastião), Marechal Deodoro (pela contramão), Santo Antônio e Floriano Peixoto, Av. Barão do Rio Branco (pista lateral), Ruas Fernando Lobo, Santo Antônio, Marechal Deodoro e Gilberto de Alencar (retornando à Igreja de São Sebastião).


Outras celebrações


Também outras comunidades de Juiz de Fora e do interior da Arquidiocese realizam celebrações festivas em honra a São Sebastião. Clique aqui e confira.

0 comentário