Por Rádio Catedral
O mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Este ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com o Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional, definiu como temática principal do mês vocacional: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).
O bispo auxiliar de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Ademir Mezzari, divulgou uma mensagem para animar o trabalho de promoção vocacional, com a intensificação de ações neste mês de agosto.
Segundo o Assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Padre Guilherme Maia Junior, o tema foi aprovado na última reunião ampliada da Comissão, realizada em setembro do ano passado, e tem como base uma frase da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023.
“A Igreja como uma sinfonia vocacional” é o tema, onde cada um de nós que compõe a Igreja dá a sua nota, o seu tom para gerar essa grande harmonia que temos que ter no trabalho pastoral, olhando em cada lugar o desempenho da nossa vocação, a vocação para qual Deus nos chama. E o lema deste ano é “Pedi, pois, ao Senhor da Messe, que está no Evangelho de Mateus 9, versículo 38. A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional, é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe”, explica o padre.
Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tinha como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada.
Clique (aqui) e baixe o cartaz do mês vocacional.
Para ajudar as comunidades a refletirem, sobretudo no tempo de oração e reflexão, foi organizado um subsídio, no qual são apresentadas reflexões e orações para os momentos da vida da comunidade, dedicadas ao Ministério Ordenado, à vida familiar matrimonial, à vida religiosa consagrada e aos ministérios leigos.
Dom Ângelo Ademir Mezzari, Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, salienta que o subsídio “Hora Vocacional” oferece a oportunidade de refletir e rezar pelas vocações.
“O grande convite que nós fazemos é que nessa Igreja, que é uma sinfonia vocacional, isso é, onde todas as vocações e ministérios têm o seu lugar, desde o bispo, o sacerdote, o diácono permanente, os religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, a vida, a família, os diversos serviços e ministérios na Igreja, formem essa sinfonia e essa polifonia, onde todas as vocações podem exercer a sua missão, mas podem se expressar de acordo com a sua especificidade”.
Arquidiocese de Juiz de Fora
Além das orações direcionadas às vocações, será recordado o convite a Jornada Eucarística Jovem (JEJ), cujo público algo é justamente aqueles que mais possuem dúvidas quantos ao chamado. Na ocasião, ocorrerá mais uma edição da “Feira Vocacional”
O JEJ acontecerá no dia 25 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate. Durante a Feira Vocacional, os participantes terão a oportunidade de explorar uma vasta Exposição de Materiais Vocacionais. Haverá a presença de diversas Congregações, Movimentos, Comunidades de Vida e Pastorais, oferecendo uma rica variedade de experiências e informações. Os stands vocacionais serão especialmente preparados para promover a interação e permitir que os jovens presentes possam discernir sua vocação de forma única e profunda.
Comments