• Radio Catedral

Igreja celebra São Pedro e São Paulo

por Giovane Rezende e Fabíola Castro

Nesta terça-feira, 29, a Igreja Católica celebra São Pedro e São Paulo Apóstolos. Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

O pároco da Igreja de São Pedro Apóstolo, em Pequeri (MG), Padre Ivanir Pedrosa Pereira, destaca o tamanho da devoção a estes dois Santos lembrados no dia 29 de Junho.

Padre Ivanir conta a história de dedicação e fidelidade a Cristo demonstrada nos martírios de Pedro e Paulo, na cidade de Roma.

Segundo Padre Ivanir Pedrosa Pereira, a festa, que coincide com a antiga comemoração da fundação de Roma, nos lembra dos exemplos deixados pelos dois apóstolos martíres, história viva e continuidade da Santa Igreja Católica.

Conforme o Vigário Paroquial da Igreja de São Pedro, em Juiz de Fora, Padre Kayo Cerqueira de Paiva, São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja".

Pedro era pescador, por isso, é considerado padroeiro dos pescadores. Ele chegou a negar Jesus, mas foi chamado pelo próprio e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor.

As paróquias de Pequeri e de Juiz de Fora realizam programações especiais em honra ao padroeiro, São Pedro. No bairro que leva o nome do Santo, a festa chega a 126ª edição. Para comemorar, foram programadas três missas. Duas celebrações ainda vão ser realizadas, como conta Padre Kayo Cerqueira.

Para que mais pessoas possam participar presencialmente, as missas vão ser na Estação São Pedro. Não é necessário agendar; a participação vai ser por ordem de chegada. Além disso, toda a programação vai ser transmitida ao vivo pelo YouTube. A Estação São Pedro fica na Rua José Lourenço, 101 – Bairro São Pedro.

Em Pequeri, a programação conta com duas missas. Ainda vai ser realizada a celebração das 19h, como conta Padre Ivanir Pedrosa Pereira.

Para participação presencial nas missas, é necessário fazer o agendamento prévio na secretaria paroquial, através do telefone (32) 3278-1250.

O Vigário Paroquial da Igreja de São Pedro, em Juiz de Fora, Padre Kayo Cerqueira de Paiva convida a todos a rezarem juntos pedindo a intercessão de São Pedro.

O pároco da Igreja de São Pedro Apóstolo, em Pequeri (MG), Padre Ivanir Pedrosa Pereira, deixa uma bênção especial aos ouvintes da Rádio Catedral e aos pequerienses.


0 comentário