• Radio Catedral

Igreja celebra São Geraldo

por Giovane Rezende

A Igreja celebra, em 16 de outubro, o Dia de São Geraldo Majela. São Geraldo nasceu em 1726, em Muro, pequena cidade do sul da Itália. Era filho de Benedetta. Seu pai era alfaiate. Este faleceu quando Geraldo estava com apenas 14 anos. Por causa disso, sua família começou a passar por dificuldades extremas, caindo na pobreza. Para ajudar a família, ele começou a trabalhar numa alfaiataria.


Desde muito jovem, ele se esforçou para entrar na Ordem dos Capuchinhos. Porém, não foi aceito devido sua fraca saúde. Foi aceito, porém, na Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Lá, foi sacristão, alfaiate, jardineiro, enfermeiro e porteiro.


Em 1754 São Geraldo foi falsamente acusado de ter engravidado uma mulher que se chamava NériaCaggiano. Geraldo, porém, fez apenas uma oração e Néria se arrependeu. Então, ela se retratou e inocentou Geraldo. Foi por isso que o povo começou a associar de São Geraldo Magela à proteção das mulheres grávidas.


Seu último desejo foi que escrevessem uma frase na porta de sua cela, onde vivia, que dizia: "Aqui o desejo de Deus é feito como Deus quer, quando e enquanto quiser". Ele morreu em Caposele, na Itália, no dia 16 de outubro de 1755, vítima de uma tuberculose. Rapidamente seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres são creditados à sua intercessão. Em 29 de janeiro de 1893, ele foi beatificado pelo Papa Leão XIII. Foi canonizado no dia 11 de dezembro do ano 1904, através do Papa Pio X.


Na Paróquia São Geraldo, na Rua Nair Furtado de Souza, 10, no bairro Teixeiras, as comemorações começaram na última semana. O Pároco Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, fala sobre a devoção a este santo.

Nesta sexta-feira, a Celebração Eucarística da Solenidade do padroeiro vai ser realizada às 19h. Logo após, uma carreata percorre as ruas do bairro, como conta Padre Tarcísio.

Durante o período da Novena, foram realizadas transmissões ao vivo com reflexões e orações, que estão disponíveis nas redes sociais da paróquia São Geraldo.

O Pároco Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay deixa uma bênção especial aos ouvintes da Rádio Catedral.

Já na Quase-Paróquia localizada no Filgueiras, a festividade vai ser reduzida devido à pandemia. Ocorre apenas a missa festiva, que foi transferida para o domingo (18), às 8h, como de costume na comunidade. A Paróquia Nossa Senhora da Glória, do Morro da Glória, também preparou programação especial para celebrar São Geraldo, que foi irmão redentorista. A programação completa e os telefones para agendamento estão em nosso site.



Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .