Por Giovane Rezende
Nesta segunda-feira (5), é dia de São Benedito. Benedito, nome que significa "abençoado", "bendito", nasceu em um povoado da Sicília, na Itália, chamado "San Filadelfo", hoje "San Fratello". Diz-se comumente ter nascido em 1526, mas fala-se também em 1525. Seus pais, Cristovão Manasseri e Diana Larcan, eram escravos vindos da Etiópia, na África, contudo, o filho já nasceu liberto da escravidão.
Não aprendeu a ler ou escrever. Seu primeiro trabalho foi pastorear os rebanhos. Muitos fatos extraordinários cercam a vida do santo. Um dos mais conhecidos é o que as suas próprias imagens representam: as esmolas de pão que se tornam flores. Indo ao encontro dos mais necessitados na portaria do convento e tendo sido já anteriormente advertido pelo superior a não usar para esmolas o pão dos frades, é surpreendido transgredindo essa ordem.
Interrogado sobre o que levara escondido no hábito, abre-o, e o pão havia se convertido em flores. Devoções prediletas do santo eram a Eucaristia e Nossa Senhora. Eis a razão pela qual imagens como a da igreja Matriz de Pedreiras o apresentam com o ostensório nas mãos. O Papa Bento XIV o beatificou em 1743 e por Pio VII,em 1807, foi elevado a glória dos altares.
A Paróquia São Benedito, localizada no bairro homônimo, em Juiz de Fora, celebra a festa em honra ao seu padroeiro. As festividades começaram na última sexta-feira (2). Segunda, o santo padroeiro dos cozinheiros e profissionais da nutrição vai ser recordado em Missa Solene, às 19h. Antes, às 18h, vai haver adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz, que vai estar aberta a partir das 15h para orações ao santo. Vai haver venda de lanches após a Eucaristia, mas não vai ser permitido consumir os quitutes na paróquia.
*Informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora
コメント