• Radio Catedral

Igreja celebra Natividade de São João Batista

por Giovane Rezende

A Igreja comemora nesta quinta-feira, 24, a Solenidade do Nascimento de São João Batista. O santo, que juntamente com Nossa Senhora é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia, era primo de Jesus e foi o último profeta a anunciar o Messias.

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que, possivelmente, depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste, com a qual Herodes vivia pecaminosamente. O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista”.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a data vai ser lembrada especialmente pelas comunidades que homenageiam o chamado “precursor de Jesus” em seus nomes. Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv., destaca a trajetória deste Santo Profeta.

A Comunidade São João Batista, no bairro Cerâmica, pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Monte Castelo, realizou extensa programação com tríduo, dentro da novena em honra a padroeira, que acontece até o próximo sábado.

Durante a festa de São João, a comunidade vai ter um drive thru de caldos e comidas típicas Juninas, como conta Frei Carlos Charles. Os pedidos devem ser agendados por telefone.

Frei Carlos pede a São João que nos oriente e ajude neste período de tempestade pelo qual passamos.

Outras comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora também realizam programação festiva. Você confere todas as informações aqui.

0 comentário