top of page

Hospital Regional João Penido realiza primeira cirurgia de captação de múltiplos órgãos e tecidos

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Por Rádio Catedral


Divulgação/FHEMIG
Divulgação/FHEMIG

O Hospital Regional João Penido, pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), alcançou um marco histórico na última segunda-feira, dia 17. Pela primeira vez, a unidade realizou uma cirurgia de captação de múltiplos órgãos e tecidos, possibilitando a doação de fígado, rins e globos oculares para pacientes que aguardam na fila de transplantes.

 

O procedimento contou com a atuação da equipe do MG Transplantes, incluindo a aquisição de um serviço especializado para a detecção de morte encefálica. Os órgãos foram encaminhados para Belo Horizonte, enquanto as córneas ficaram no Banco de Tecidos Oculares do próprio hospital, beneficiando pacientes da região que necessitam de transplante de córneas.

 

O feito representa um avanço significativo não apenas para o Hospital João Penido, mas também para Juiz de Fora e região, reforçando a importância da doação de órgãos e evidenciando a capacidade da equipe hospitalar em realizar procedimentos complexos. Atualmente, em Minas Gerais, mais de quatro mil pessoas aguardam por um órgão e outras quatro mil duzentas e cinquenta e oito estão na fila por córneas. Em 2024, o estado já realizou mais de mil transplantes.

 

A médica diarista do Hospital Regional João Penido, Gisele Schetini de Castro, destaca que o procedimento só foi possível graças à generosidade da família do paciente.


O Hospital Regional João Penido é um hospital de referência para 94 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, atendendo uma população estimada em 1,7 milhão de habitantes.

 
 
 

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page