Por Rádio Catedral
No próximo sábado, dia 30, o Hospital Maternidade Terezinha de Jesus vai realizar a ação de triagem da Retinopatia Diabética, visando prevenir as consequências da doença na visão.
A campanha, organizada em formato de mutirão, contará com o suporte do setor de Ambulatórios do Hospital e do Departamento de Endocrinologia, sob a coordenação da endocrinologista Glauce Tostes, em parceria com a oftalmologista Silvana Vianello, membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.
Glauce Tostes destaca que o agendamento prévio é indispensável para garantir a qualidade do atendimento e evitar aglomerações.
A endocrinologista explica que a Retinopatia Diabética é uma consequência do descontrole do diabetes, afetando múltiplos órgãos e comprometendo a estrutura ocular, principalmente os vasos da retina. A lesão pode causar danos irreversíveis, mas pode ser prevenida em 90% dos casos quando diagnosticada precocemente.
A campanha tem o objetivo não só de oferecer a triagem com especialistas, mas também chamar a atenção para a prevenção da perda visual provocada pelo diabetes, uma das principais causas de cegueira no mundo. Por isso, Glauce Tostes reforça o convite a todos que enfrentam este problema.
Reforçando, as inscrições para o exame podem ser feitas no ambulatório do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus pelo telefone 4009-2377, das 8h às 11h, até sexta-feira (29). É necessário que o paciente seja portador de diabetes para participar.
Comments