Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Grupos do Terço dos Homens da Arquidiocese JF se organizam para XII Romaria Nacional em Aparecida


Em fevereiro acontece a XII Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).


Grupos das paróquias de toda a Arquidiocese de Juiz de Fora estão se organizando para participarem deste momento. Este ano, sairão de Juiz de Fora 14 ônibus, além de vans e carros. Já do interior, estima-se que 20 ônibus partirão rumo ao Santuário de Aparecida.


As paróquias onde existem grupos do Terço do Homens (TH), organizam as suas peregrinações, ou seja, os interessados devem procurar mais informações na sua comunidade.


Segundo o coordenador Arquidiocesano do Terço dos Homens, Niltinho Ubirajara, os preços das passagens variam entre R$ 90 e R$120, dependendo da empresa responsável pelo transporte. Ele ressalta que o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, pediu nas reuniões para que os membros do Terço participem da Romaria Nacional.


Em 2020 a Romaria do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, refletindo o tema "Terço dos Homens: Fonte de graças!" e o lema "Confiantes como Maria". No ano passado foram mais de 78 mil homens, segundo informações do Portal A12.


A cada ano, a Romaria do Terço dos Homens ganha mais força. Uma prova disso é o surgimento dos grupos nos diversos estados brasileiros. De acordo com Dom Gil que é o Bispo Referencial para o Terço dos Homens da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no país todo já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o Terço.


Ao final da última edição, o Arcebispo de Juiz de Fora disse que “O Terço dos Homens, que está acontecendo de maneira tão maravilhosa neste Brasil, é um movimento de iniciativa do laicato, com o apoio entusiasta do Clero, dos bispos e diáconos da Igreja. O Terço dos Homens é uma bênção para a Igreja, uma bênção para a família”.


Na Romaria de 2020 os homens terão uma programação ainda mais intensa com orações, missas, procissões e shows. Clique aqui e confira a programação completa.



*Foto: Thiago Leon/Site A12

Na missa de abertura da XI Romaria do Terço dos Homens em 2019, no Altar Central do Santuário, Dom Gil Antônio Moreira, deixou vários conselhos importantes para os homens de fé durante a sua homilia. São eles:

1 - O homem que reza o terço olha para Jesus e aprende cada vez mais com Ele, a cada dia;

2 - Quem reza o terço não é mais surdo; ele escuta. Porque quando nós rezamos, nós não só falamos a Deus, mas Deus fala a nós;

3 - O terço nos faz ficar com os ouvidos mais apurados, para escutar tudo mais o que Jesus quer nos falar e nos ensinar.

4 - É preciso escutar com devoção, escutar o que o colega está falando, escutar o que o irmão está falando;

5 - Você, quando está unido para rezar, Deus está falando também através da sua união, pela sua presença no grupo. O seu testemunho fala, por isso traz gente para Cristo;

6 - É preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos... É preciso chamá-los;

7 - Quando reza com fé, você está, com o seu exemplo, atraindo outros homens;

8 - O nosso terço nos impulsiona para agir; muitos grupos de Terço estão agindo em favor dos mais pobres, dos doentes;

9 - Nós não temos mais acanhamento de falar sobre Jesus, porque no terço nós também falamos. A nossa língua fica solta para falar das coisas do alto;

10 - Duas coisas se casam como ouvir e falar: agir e rezar. Assim deve ser na vida dos homens do terço.


*Com informações de: arquidiocesejuizdefora.org.br

e a12.com