Por Roberta Oliveira

O dia 4 de fevereiro entrou para a história de Guarará, cidade da Zona da Mata, que fica a cerca de 40 km de Juiz de Fora. O município de 3.070 habitantes, segundo dados coletados pelo Censo até 25 de dezembro de 2022, recebeu a visita do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro.
Na cidade, o Núncio e as autoridades arquidiocesanas visitaram a Fazenda da Esperança Santo Antônio de Santana Galvão; celebraram um momento oracional na Matriz do Divino Espírito Santo. Depois, o Embaixador do Vaticano no Brasil conheceu a família do Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha, que nasceu em Guarará e atualmente trabalha com Dom Giambattista na Nunciatura Apostólica no Brasil.

Emoção e Esperança
A programação do representante do Papa Francisco no Brasil à Arquidiocese de Juiz de Fora começou na Fazenda da Esperança Santo Antônio de Santana Galvão. O encontro com os 72 acolhidos foi marcado pela emoção e pela simplicidade, como explica a atual responsável técnica desta fazenda, Teresa Cristina Coelho Pires.
Dom Giambattista Diquattro ouviu a história de acolhidos na Fazenda. E conversou com eles sobre nunca perder a fé em Deus, que é a nossa maior Esperança, como relata Cristina.
Segundo Cristina, foi um momento de graça que marcou todos os acolhidos na Fazenda da Esperança em Guarará.

Confirmação da fé e da força da caminhada sinodal
O segundo compromisso foi um momento de oração na Paróquia Divino Espírito Santo, onde era esperado pelos católicos e autoridades da cidade. A inspiração para o encontro veio através da convivência com o Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha, que ficou feliz em ver Dom Giambattista na cidade natal.

O embaixador do Vaticano no Brasil conduziu um momento oracional na Matriz. Para o Pároco, Padre Rodney Henriques, foi um momento abençoado e marcante para os católicos da cidade.
O Vigário Forâneo da Forania São José, Padre Kayo Cerqueira de Paiva, considerou como uma demonstração de sinodalidade da Igreja Católica em Guarará
Ao final do momento oracional, lembranças e presentes foram entregues a Dom Giambattista e ao Monsenhor Eduardo. Também houve o descerramento da placa intitulada “Momento sublime” para marcar este sábado que entrou para a história para a Igreja Católica em Guarará.
Saiba mais sobre a visita do Núncio Apostólico à Arquidiocese de Juiz de Fora
Diocese de Juiz de Fora, 99 anos: Dom Gil fala sobre relevância e futuro da nossa Igreja particular
"Perseverar na fé com amor e comunhão": mensagem de Dom Giambattista Diquattro à Rádio Catedral
“Bênção maior e mais bela que esperava”, Dom Gil analisa visita do Núncio Apostólico à Arquidiocese
Dom Giambattista Diquattro e Dom Gil falam sobre a força das vocações sacerdotal e religiosa
Forania São Vicente abre a peregrinação Mariana e Vocacional na Arquidiocese de Juiz de Fora
Maria, Mãe da Igreja: Dom Gil fala sobre chegada e peregrinação do Ícone na Arquidiocese de JF

Comments