• Radio Catedral

Gestantes e puérperas e a necessidade de apoio psicológico na pandemia

Por Fabíola Castro

Foto: Pixabay.

Em tempos de pandemia, as medidas necessárias para evitar disseminação do coronavírus , causador da Covid-19, podem causar impactos nas relações sociais, na convivência familiar e, consequentemente, na saúde mental das pessoas, e não é diferente com as gestantes e puérperas. Essa fase na vida da mulher já é marcada por diversas mudanças.


No Bendita Saúde desta quinta-feira (22), a Professora Adriana Sperandio Ventura Pereira de Castro, Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UniAcademia, em Juiz de Fora, falou sobre a saúde psicológica das gestantes e puérperas e, de alguns projetos que dão apoio para as mulheres nesses períodos. Confira:


O que pode mudar em relação ao psicológico da mulher durante a gravidez?


Neste tempo de pandemia, como lidar com os medos, a preocupação, e no caso das gestantes, o sentimento de medo pode ser ainda mais intenso?


Quais cuidados tomar em relação à saúde psicológica durante a gestação, no puerpério? Buscar apoio da família e amigos, mesmo distantes, de forma remota, recorrer aos profissionais da saúde?


O Curso de Psicologia do Centro Universitário UniAcademia desenvolve projetos de suporte e acolhimento para gestantes. Diante da importância desse acolhimento, como surgiram esses projetos?


Como participar dos projetos de apoio psicológico?


O trabalho, os atendimentos on-line têm sido uma iniciativa muito importante nesse momento de pandemia, principalmente no que diz respeito ao apoio emocional, psicológico?


Coração Materno


O grupo de apoio “Coração Materno” é um projeto de suporte e acolhimento para gestantes. Estudantes do 5° período, do Curso de Psicologia da UniAcademia, através da disciplina “Estágio Supervisionado II”, serão os responsáveis, no próximo mês, pelo trabalho de escuta, apoio e partilha de forma on-line, com a supervisão da psicóloga, Professora Adriana Ventura, e ainda, a participação de assistentes sociais e de uma equipe de enfermagem.


Participação de sacerdote da Arquidiocese de Juiz de Fora


O Padre Alessandro de Melo, Administrador da Paróquia Santíssima Trindade, de Descoberto (MG), é aluno do curso de Psicologia e fará parte do projeto de auxílio às gestantes. Confira aqui.


Para o grupo de acolhimento em saúde chamado de “Coração Materno” as interessadas devem se inscrever preenchendo um formulário on-line, disponível no perfil do Instagram @grupocoracaomaterno. Após o preenchimento do formulário, os estagiários que compõem o projeto farão contato com as gestantes inscritas.


Escute uma Mãe

O projeto "Escute uma Mãe"é um espaço on-line de escuta e apoio emocional às mães (de recém-nascidos a 24 meses), desenvolvido por estagiários de Psicologia da UniAcademia. A inscrição deve ser feita também por meio de formulário on-line.

0 comentário