• Radio Catedral

Funalfa recebe inscrições de propostas culturais para a Semana da Consciência Negra

Por Giovane Rezende*


Foto: Divulgação/Funalfa

A Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) abre, terça-feira, 1º de outubro, o período de inscrições de propostas artístico-culturais para a programação da “Semana da Consciência Negra”, que acontece de 18 a 24 de novembro. Os interessados em participar têm até 10 de outubro para solicitar o formulário específico pelo e-mail semanacnegra@gmail.com e formalizar a inscrição, descrevendo detalhadamente sua proposta.


Também serão aceitas inscrições presenciais, no mesmo período, no Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial (Compir), instalado na Casa dos Conselhos, na Rua Halfeld, 450, 7º andar, Centro. A participação é aberta a pessoas físicas residentes na cidade, e o teto de custo de cada ação ou evento deve ser de R$ 2 mil.


Segundo a gerente de Acesso da Funalfa, Giovana Bellini, podem ser inscritas atividades nas mais diversas áreas culturais, como shows musicais ou de dança, oficinas, feiras e espetáculos teatrais, entre outras, sempre abordando a cultura de matriz africana.


As atividades devem ser executadas no Teatro “Paschoal Carlos Magno”, na Rua Gilberto de Alencar, 888, Centro, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, ou em outro espaço indicado pelo proponente, no Centro ou nos bairros da cidade, no período de 18 a 24 do mesmo mês.


As propostas inscritas serão avaliadas por representantes do Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial, da Comissão de Organização da “Semana da Consciência Negra” e da Funalfa. O resultado final da concorrência será divulgado até 20 de outubro.


A “Semana da Consciência Negra” tem como objetivos promover reflexão e reconhecimento da relevância da cultura e do povo africano, considerando o impacto que têm na construção da identidade cultural brasileira. É, ainda, uma estratégia de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial. A programação coincide com o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data da morte de Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, que se tornou símbolo da resistência e da luta dos negros contra a escravidão.


*Informações da Assessoria de Comunicação da Funalfa


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .