Por Rádio Catedral
Nesta quarta-feira, 25 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Natal, o nascimento de Jesus Cristo.
O significado da palavra “Natal” vem do latim, do adjetivo natalis, “algo relativo ao nascimento”, que, por sua vez, deriva do particípio perfeito natus, do verbo nasci “nascer”.
Você já parou para pensar com mais profundidade no significado do Natal? A segunda maior festa litúrgica da Igreja Católica não é uma festa de aniversário.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Frei Edson Damasceno Bento, OFM Conv. conversou com a Rádio Catedral sobre o significado do Natal. Ele ressalta que é o momento de refletir sobre o mistério da encarnação de Jesus.
Frei Edson explica que o Natal começou a ser celebrado em 25 de dezembro como a santificação de uma festividade pagã.
Frei Edson Damasceno ressalta que o sentido verdadeiro é a demonstração do amor de Deus com a humanidade. E da responsabilidade de todos na construção de um mundo melhor.
A Solenidade do Natal é a única festa que podia ser celebrada com quatro Missas próprias: véspera, noite, amanhecer e dia. Os textos dessa solenidade são os mesmos para os três Anos Litúrgicos. Trata-se de uma escolha que visa aprofundar e valorizar, quase em câmara lenta, o Acontecimento que mudou o curso da história: Deus se fez homem!
Nesta quarta (25), a Missa de Natal na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será às 19h na Rua Amambaí, 130, no Bairro Monte Castelo
Comments