Por Rádio Catedral
Está em andamento o trabalho da Escola Catequética da Arquidiocese de Juiz de Fora. Ao longo do semestre, haverá encontros com representantes das paróquias para discutir temas a respeito deste serviço tão importante para a Igreja Católica.
No encontro em maio, participaram cerca de 70 catequistas. O Padre Gleydson Pimenta de Faria, um dos assessores da Pastoral Catequética, explicou que um dos temas é a formação.
Padre Gleydson analisa que a formação é o ponto de partida para organizar diversos aspectos de atuação da Catequese Arquidiocesana.
As diretrizes para a instituição do Ministério do Catequista também foi abordado no encontro, como explicou Padre Gleydson.
A Carta Apostólica do Sumo Pontífice pela qual se institui o Ministério de Catequista também foi tratada, alguns critérios sobre o perfil daqueles que podem ser convocados para serem catequistas.
“Convém que, ao ministério instituído de Catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Decr. Christus Dominus, 14; CIC cân. 231 §1; CCEO cân. 409 §1; Antiquum Ministerium 8.).
Padre Gleydson explica por que foram convidados o coordenador e o catequista novato para estes encontros formativos.
O próximo Encontro da Coordenação Arquidiocesana com catequistas da Forania Santa Ana está previsto para este sábado, 22 de junho. O assessor da Pastoral Catequética, Padre Gleydson Pimenta de Faria, afirma que os encontros formativos vão ser realizados também nas foranias do interior do território arquidiocesano.
Kommentare