top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Fora Aedes aegypti: começa mutirão de enfrentamento às arboviroses em Juiz de Fora

Por Rádio Catedral


A Prefeitura anunciou para esta semana o início de um mutirão de enfrentamento às arboviroses em Juiz de Fora. O objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, reduzindo a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Nesta semana, as equipes estarão no Milho Branco e Linhares. Confira abaixo o cronograma dos bairros que serão atendidos até março.


A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PJF, por meio do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Além da SG, a ação envolve a Secretaria de Saúde (SS), a Secretaria de Obras (SO), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a Secretaria de Educação (SE), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).


Ações do mutirão de arboviroses


O cronograma de ações será cumprido de segunda a sábado nos bairros. Durante a semana, estão previstas as vistorias aos domicílios para a orientação ao combate às arboviroses e para remoção de focos do mosquito; a fiscalização e notificação de terrenos abandonados; e a limpeza de vias e de equipamentos públicos.

No sábado, último dia de ações, será realizado o “Dia D” onde serão recolhidos latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os itens deverão ser colocados nas portas das casas apenas no Dia D de cada bairro, quando as equipes da Prefeitura farão o recolhimento. Os artigos serão destinados às associações de catadores de materiais recicláveis.


Como denunciar locais onde pode haver focos do Aedes

É possível fazer a denúncia anônima de locais onde pode haver criadouros ou focos do Aedes aegypti, através do sistema MonitorAr. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores.


Outras possibilidades para denunciar são o telefone (32) 98432-4608, via do WhatsApp, ou pelo 3212-3070 ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.


Cronograma do Dia D contra as arboviroses em Juiz de Fora:

  • Sábado, 4/2, de 8h às 14h - Milho Branco e Linhares

  • Sábado, 11/2, de 8h às 14h - Vila Montanhesa e Retiro

  • Sexta, 17/2, de 8h às 16h - Santa Luzia

  • Sexta, 24/2, de 8h às 16h - Jardim Glória

  • Sábado, 4/3, de 8h às 14h - São Pedro


Confira também:


6 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page