Radio Catedral
Folias de Reis, devoção popular
Por Fabíola Castro*

Após o Natal, pelo Brasil vários grupos de Folia de Reis saem pelas ruas das cidades, cantando, levando a alegria pela Boa Nova do nascimento do Senhor e recordando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Junto com a celebração litúrgica das festas da Epifania do Senhor e dos Reis Magos, as Folias de Reis enriquecem a comemoração do nascimento de Jesus e a sua manifestação entre os povos.
As folias são uma tradição que demonstram grande religiosidade popular. É uma festa trazida pelos colonizadores portugueses no século XVIII e que ainda se mantém viva em diversas cidade. Estes tradicionais grupos podem receber também outros nomes como Terno de Reis ou Reisado. A Folia de Reis reúne cantadores e instrumentistas, usando suas roupas coloridas e com a tradicional bandeira que identifica o grupo.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, divulgou uma mensagem em vídeo aos grupos que mantêm viva essa tradição tão bonita.
Folias de Reis em Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, alguns grupos apresentam as Folias de Reis em todos os anos, como é caso do chamado “Viagem dos Três Reis Magos do Oriente”, da Comunidade Carrapatinho, no Bairro Ipiranga. O Mestre Folião, Marley Julio dos Santos Netto fala do trabalho.
Marley explica como funciona a preparação da Folia de Reis.
Porém, neste Tempo do Natal, que adentrou 2021, as Folias precisaram se recolher e não sair às ruas por conta da pandemia.
Marley comenta do significado de participar dessa tradição da Folia de Reis.
Folia de Reis "Caminho da Salvação”

Outro grupo de Folia de Reis de Juiz de Fora é o “Caminho da Salvação”, do Bairro Santa Efigênia, e o coordenador e Mestre de Palhaço, Bruno Rocelli, conta do seu funcionamento.
Bruno também falou sobre o significado de fazer parte da Folia de Reis.
Os dois grupos de Folias de Reis, segundo os entrevistados, começam as apresentações na noite de Natal e seguem até 6 de janeiro. Iniciam em seus bairros em Juiz de Fora e seguem para outras cidades de Minas e também do Rio de Janeiro, retornando depois à cidade.
De acordo com a tradição popular, o Dia dos Santos Reis é considerado pelos fiéis como a data para desmontar suas árvores de Natal e o presépio.
Segundo o calendário litúrgico da Igreja Católica Romana, o Tempo do Natal tem início na véspera da Solenidade do Natal de Nosso Senhor e continua até o primeiro domingo depois da Festa da Epifania, no começo de janeiro. Durante este período são celebradas pela Igreja as festas da Apresentação do Senhor, da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus, da Epifania e do Batismo de Jesus.
*Com informações de: ACI Digital