top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Festival "Sarancine 2022" é realizado no Distrito de Sarandira em JF

Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira propõe uma viagem ao Brasil e imersão gastronômica na culinária mineira, de 22 a 24 de julho, com trocas e mostra competitiva de filmes ambientais que trazem olhares urgentes ao país.


Por Rádio Catedral

*Foto: Site PJF.

O SARANCINE 2022 - Festival de Cinema Ambiental e Gastronomia de Sarandira, Distrito de Juiz de Fora, acontece desta sexta-feira, 22, até o domingo, 24 de julho, com entrada gratuita.


Nesta segunda edição, o festival realiza sua primeira versão presencial com muitas novidades. Além da Mostra Competitiva de Filmes, que irá selecionar o melhor filme pelo voto popular e melhor filme pelo voto do Júri, o evento tem ainda shows musicais com Baile do Cambará, Zé Heleno e Sylvio Rosa, bate-papo, oficinas e propõe uma imersão na culinária mineira de quintal.


Serão três dias de feira com produtos locais e comidas elaboradas resgatando as delícias da culinária tradicional mineira. O SARANCINE 2022 acontece no centro de Sarandira com eventos durante todo o dia.


A mostra competitiva será definida pelo voto popular e os filmes, bem como a votação, ficam disponíveis no site poloaudiovosual.tva. O evento é idealizado e realizado pela Carabina Cultural e pela Carabina Filmes, conta com a parceria da Polo Audiovisual TV, com o apoio das Prefeituras de Juiz de Fora e Pequeri e é produzido por meio de recursos do Fundo Estadual de Cultura.


As atividades do SARANCINE 2022 incluem também trocas sobre economia criativa, importância da reciclagem de materiais, criação de abelhas e geração de renda, plantas medicinais e saúde popular, compostagem e alimentação saudável.


A programação completa pode ser conferida no site www.carabinacultural.com.br.



Distrito de Sarandira


Foto: @dronejf.

Sarandira é uma comunidade rural pertencente à Juiz de Fora, MG, que já chegou a ter aproximadamente cinco mil habitantes no início do século XX e hoje conta com cerca de 300 moradores.


Mesmo com alto índice de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, o distrito ainda guarda, no entanto, importantes referenciais naturais e culturais, como resquícios históricos do extinto ciclo econômico cafeeiro, fragmentos de floresta nativa, fartos recursos hídricos e uma fauna ainda fragilizada. O festival socioambiental SARANCINE, segundo a organização, é construído e elaborado a partir de demandas e referências que surgiram da população local e visa estimular debates na região que produzam reflexos diretos em seu desenvolvimento ambientalmente sustentável.

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page