Festival acontece no Shopping Alameda, no Alto dos Passos em Juiz de Fora e é gratuito.
Por Fabíola Castro
Tem início na segunda-feira (21) a 21ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. O evento retorna ao formato presencial, após dois anos de restrições causadas pela pandemia da Covid-19. O Primeiro Plano 2022 é uma realização do Luzes da Cidade, formado por um grupo de cinéfilos e produtores culturais. O evento tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.
Os filmes e as cerimônias de abertura e encerramento ocorrem no Shopping Alameda, no Alto dos Passos. Além disso, estão previstos debates com realizadores, entre quarta-feira (23) e sábado (26), no Teatro João Carriço, e oficinas temáticas. A diretora de comunicação do Festival Primeiro Plano, Marília Lima, fala sobre destaques desta edição.
Entre as oportunidades das oficinas, estão imersões voltadas à Assistência de Direção; Captação e Edição de som; técnicas para fazer filmes usando o telefone; escrita para série de ficção; e oficina de narração para inclusão de pessoas com deficiência visual.
Todos os laboratórios são gratuitos e possuem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do site primeiroplano.art.br até esta sexta-feira, 18. Esta edição do Festival de Cinema Primeiro Plano, segundo a diretora de comunicação, Marília Lima, traz a temática do retorno e do renascimento.
Todas as exibições do Primeiro Plano são gratuitas e acontecem já a partir desta segunda-feira, dia 21, no Shopping Alameda, às 20h, logo após haverá a cerimônia de abertura do festival. Os ingressos podem ser retirados no local antes das exibições. A oferta é limitada de acordo com a lotação da sala.
Entre terça, 22, e sexta-feira, 25, os filmes serão exibidos entre 14h e 21h. No sábado, 26, será o dia de conhecer os filmes vencedores e as exibições ocorrem entre 14h e 18h. Já às 20h, acontece a cerimônia de encerramento.
Ao todo, irão compor o Primeiro Plano 24 filmes da Mostra Competitiva Mercocidades e 34 da Mostra Competitiva Regional, produção desenvolvida por realizadores da Zona da Mata de Minas Gerais.
Na Mostra Competitiva Regional, os filmes universitários selecionados concorrerão a um prêmio de R$ 10 mil. O vencedor ainda terá acesso a serviços de parceiros para a finalização de um novo curta, de até 20 minutos, que será exibido na edição 2023 do Primeiro Plano. E na Mostra Competitiva Mercocidades o público-alvo é formado por diretores estreantes de países da América do Sul. Para o evento este ano, a organização do Primeiro Plano recebeu a inscrição de 280 filmes, sendo 240 da Mostra Competitiva Mercocidades e 40 da Mostra Competitiva Regional.
A programação completa do evento pode ser conferida no site oficial do evento.
Comments