• Radio Catedral

Festival de cinema Primeiro Plano será novamente on-line

O Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades promove em 2021 a

'Edição Histórica' totalmente on-line e gratuita.


O Festival Primeiro Plano promove entre os dias 22 e 27 de junho, uma edição totalmente on-line e realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, gerenciados pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).


Com a iniciativa do grupo Cinéfilos Luzes da Cidade, haverá a exibição de mais de 50 filmes, entre curtas e longas, que fizeram parte das 19 edições do evento, conhecido por ser o maior incentivador para novos cineastas na região.


A semana temática terá uma vasta programação de painéis com nomes importantes no cinema brasileiro. Essa "Edição Histórica" contará com vários diferenciais em relação às edições normais, contando, inclusive, com um catálogo que exibirá toda a memória do festival.


De acordo com a organização, durante a pandemia, o festival enfrentou dificuldades em pensar sua logística, principalmente pela impossibilidade de reunir os colaboradores e patrocinadores, mas, como já foi realizada uma edição on-line no ano passado, a experiência contou bastante para este ano.


Ainda segundo a organização, realizar o evento on-line traz a vantagem da democratização do acesso, já que essa modalidade permite que um público mais amplo e de diferentes regiões do país possa participar sem ter custos extras em função de deslocamentos. A desvantagem, no entanto, está justamente em não se ter o encontro no sentido das especificidades das relações presenciais.


A equipe do Primeiro Plano acredita que o Festival, na cidade, é uma grande experiência e reúne diversas pessoas interessadas por cinema, que através do evento acabam conhecendo Juiz de Fora também. O Festival Primeiro Plano é o único grande evento de cinema em Juiz de Fora.


Para participar dos painéis o interessado deve acessar o site do Primeiro Plano e preencher um cadastro. A lista dos filmes que serão exibidos on-line, ao longo da semana do Primeiro Plano – Edição Histórica – poderá ser conferida na mesma página. Clique aqui.


Os curtas e longas serão exibidos pela plataforma nacional de streaming InnSaei.TV, lançado em agosto do ano passado e já com um vasto conteúdo audiovisual. O InnSaei.TV está disponível para todas as telas e também é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

0 comentário