top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Festa da padroeira e pelos 65 anos da Paróquia inspiram devotos de NS de Lourdes em Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira

Festa de Nossa Senhora de Lourdes na Paróquia no Francisco Bernardino em 2023 | Foto: Pascom.

Em Juiz de Fora, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Francisco Bernardino, vive festa em dose dupla: a celebração da padroeira, que é a intercessora pelos enfermos, e o aniversário de 65 anos de criação da paróquia.


Cem anos antes, em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous viu a Virgem Maria pela primeira vez, na gruta de Massabielle, em Lourdes. A primeira de 18 aparições, que se repetiram pelos dias que seguiram.


Em entrevista à Rádio Catedral, o pároco, Padre Ivair Carolino, contou as origens da paróquia e convidou todos para participarem até domingo, 12 da programação na Matriz, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 790.


Confira também

De capela à paróquia


O Pároco Padre Ivair Carolino explica que uma Capela na década de 1920 deu origem à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes quase quatro décadas depois.


Festa de Nossa Senhora de Lourdes na Paróquia no Francisco Bernardino em 2023 Foto: Pascom

Adoração ao Santíssimo e novena


Na preparação para a festa da padroeira, há adoração ao Santíssimo ao longo do dia. O último dia da novena terá celebração às 19h com bênção do Santíssimo Sacramento. As reflexões são inspiradas pelo tema "Maria, cheia de graça, o seu sim ensina-nos a acolher o seu filho Jesus que alimenta a nossa vocação".


Padre Ivair convida todos a participarem da programação em honra à Nossa Senhora de Lourdes no Bairro Francisco Bernardino, que começa cedo neste sábado, 11 de fevereiro.


"Nossa Senhora da Gruta, rogai por nós"


Neste ano, a Igreja Católica celebra 165 anos das aparições da Virgem Maria à Santa Bernadete em Lourdes. Padre Ivair faz uma oração à Nossa Senhora e deixa uma bênção a todos.


Festa de Nossa Senhora de Lourdes na Paróquia no Francisco Bernardino em 2023 Foto: Pascom

Programação da Festa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

De 2 a 10 de fevereiro – Novena 19h – Celebração Eucarística com bênção do Santíssimo Sacramento

*Haverá adoração ao Santíssimo Sacramento nos dias 2 e 9 de fevereiro, de 9h às 18h. **Durante a novena, a paróquia arrecadará leite, biscoito e papel higiênico, sendo as doações destinadas aos Vicentinos, Casa Bethânia e Instituto Padre João Emílio.


Dia 11 de fevereiro – Sábado – Dia de Nossa Senhora de Lourdes 6h, 9h, 15h e 19h – Celebrações Eucarísticas com bênção do Santíssimo Sacramento *Neste dia, a Igreja Matriz ficará aberta o dia todo. **Haverá funcionamento de barraquinhas nos das 4, 5, 10 e 12 de fevereiro, após a Missa. *** No dia 11 de fevereiro as barracas irão funcionar após as celebrações das 15h e 19h.


Dia 12 de fevereiro – Domingo

8h – Santa Missa

18h – Solene procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelas ruas do bairro

19h – Celebração Eucarística

47 visualizações0 comentário
bottom of page