• Radio Catedral

Festa do Bom Jesus do Livramento é realizada no Santuário de Liberdade (MG) pelas redes sociais

Por Fabíola Castro

*Foto: Facebook Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento

Setembro é o mês da tradicional Festa do Senhor Bom Jesus do Livramento, no Santuário Basílica, localizado na cidade de Liberdade (MG). O Jubileu em todos os anos recebe milhares de romeiros e devotos do Bom Jesus. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus a festividade precisou ser adaptada à nova realidade e, sendo assim, será realizada sem a presença dos fiéis e com transmissão das celebrações pela internet.


O Reitor da Paróquia Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, Padre Ivair Carolino, fala sobre essa nova forma de se celebrar o seu titular e essa devoção tão bonita.

Padre Ivair destaca que os fiéis devotos não poderão estar presentes, mas ainda assim terão a oportunidade de acompanhar todas as celebrações e estar em comunhão.

Na última terça-feira (1º), no Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, aconteceu a abertura das festividades, com uma Missa transmitida pelas redes sociais.


Nesta quinta-feira (3), terá início a novena preparatória, seguindo até o dia 11, com Missas às 19h. Nos domingos, dia 6 e 13 de setembro, haverá Celebração Eucarística também às 10h.


Para 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz e dia dedicado ao Bom Jesus do Livramento, uma programação especial também foi preparada, como comenta Padre Ivair Carolino.

As Missas no dia 14 acontecerão às 6h, 10h e 16h30. O encerramento do dia festivo se dá com a grande procissão do Senhor Bom Jesus do Livramento e que este ano não poderá ser realizada. Padre Ivair conta que apesar disso, uma surpresa está sendo preparada.

Em 2018, o Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento foi elevado à categoria de Basílica Menor, sendo a primeira Basílica da Arquidiocese de Juiz de Fora, título concedido pelo Papa Francisco.

No Santuário, em Liberdade, está a belíssima e antiqüíssima imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento venerada desde 1785. Esculpida entre os anos de 1720 e 1750, a imagem mede, em seu conjunto, 1,90m. O grande destaque está no sangue que escorre das chagas de Jesus recoberto por numerosas pedras de rubis. A escultura é toda em cedro.


Uma devoção que se fortaleceu muito ao longo dos anos, conforme Padre Ivair.

O Reitor do Santuário Basílica Senhor Bom Jesus do Livramento convida a todos para se unirem na celebração do Jubileu, acompanhando pelos meios de comunicação.

As festividades em Liberdade seguem até o final do mês de setembro. Nos domingos, dias 20 e 27 de setembro, haverá Missas às 10h e 19h.


Toda a programação da festa em honra ao Senhor Bom Jesus do Livramento pode ser acompanhada pelo Facebook, YouTube e Instagram. Além da rádio local "Rede FM, 95.5.




Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .