Por Rádio Catedral
A Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) em Juiz de Fora promovem neste sábado uma capacitação sobre o serviço de Famílias Acolhedoras e o cadastro para as famílias interessadas em integrar o atendimento.
O evento será neste sábado, 27, às 10h30, na Rua Uruguaiana, 94, bairro Jardim Glória. A inscrição para o encontro é pela internet.
O objetivo é apresentar e tirar dúvidas mais sobre o processo de acolhimento familiar. Atualmente a cidade tem nove famílias acolhedoras e a meta da Prefeitura, da Vara da Infância e Juventude e da Adra é ampliar para 30.
O que é o Serviço de Família Acolhedora?
O Serviço Socioassistencial em Família Acolhedora em Juiz de Fora foi regulamentado em decreto publicado em 7 de julho. Foi o resultado de uma ação conjunta da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude de Juiz de Fora e Adra.
A Família Acolhedora é um Serviço de Proteção Especial do Sistema Único de Assistência Social, sendo uma modalidade diferenciada de proteção à criança e adolescentes que se encontram em violação de direitos.
Ela acolhe crianças e adolescentes que foram retiradas das famílias por determinação judicial, em acolhimento temporário até que possam voltar para o núcleo familiar original.
As famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade terão o auxílio de R$ 1.200 para auxiliar nas despesas.
Para haver o retorno, a família de origem precisa superar as dificuldades que causaram a retirada da criança/adolescente. Quando não é possível o retorno da criança, o encaminhamento se enquadra para a adoção.
As famílias interessadas podem se inscrever no Serviço de Família Acolhedora no site da Prefeitura de Juiz de Fora.
Comments