top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Fé, cultura e tradição: mostra do Museu da Cultura Popular reúne Presépios de diferentes origens

Por Rádio Catedral



Os presépios são tema de uma exposição no Museu de Cultura Popular do Fórum da Cultura da UFJF. A 36ª edição da mostra “Presépios da tradição natalina”, traz mais de 60 obras de vários cantos do Brasil e do mundo.


De acordo com o Fórum da Cultura, as obras relembram o nascimento de

Jesus Cristo usando os personagens icônicos relacionados à cena da noite de 25 de dezembro como a humilde estrebaria em Belém, as figuras do menino Jesus na manjedoura, a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores, a estrela, os anjos e os animais do estábulo.


Para a conservadora e restauradora de bens culturais do Forum da Cultura, Franciane Lúcia, a exposição oferece a oportunidade de conhecer os artesãos de diferentes locais utilizam formas variadas para representar esta cena importante para os cristãos.



A exposição fica em cartaz até 10 de janeiro. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Entre 21 de dezembro e 6 de janeiro, o Fórum da Cultura estará fechado. O endereço é Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro em Juiz de Fora


Também chama a atenção a procedência das obras, oriundas de diversas cidades do Brasil, como, por exemplo, Alto do Moura (PE), Aparecida (SP), Belo Horizonte (MG), Caruaru (PE), Divinópolis (MG), Juiz de Fora (MG), Piúma (ES), Rio Negro (PR), São Paulo (SP), Turmalina (MG) e Vale do Paraíba (RJ); além de outros países como Angola, Bolívia, Equador, Itália, Peru e Polônia.


Merecem destaque presépios como o africano, que traz peças finamente esculpidas em madeira de lei, representando as figuras do nascimento de Cristo, com traços e elementos comuns ao povo negro; e o presépio indígena brasileiro, obra oriunda de Roraima, em que os personagens possuem características indígenas, trajam vestuários típicos, os presentes dos reis magos são representados pela pesca, caça e frutas, e os animais que compõem a cena pertencem à fauna brasileira, como o jabuti, a anta e a onça-pintada.


36 anos de tradição

No Forum da Cultura, a exposição com presépios ocorre desde o ano de 1988, graças à iniciativa do professor Antônio Weitzel, que dirigiu o Museu de Cultura Popular por alguns anos. Desde então, a cada nova edição, o público retorna ao espaço a fim de se reencontrar com as simbólicas peças, e os novos visitantes se encantam com toda beleza à mostra. A exposição d presépios é um dos mais tradicionais eventos no calendário natalino de Juiz de Fora e região.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page