top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Exercício, criatividade e fonte de renda: especialistas analisam benefícios do artesanato

Atualizado: 26 de fev.

Por Roberta Oliveira

Bazar com produtos criados pelas integrantes do CASC Foto: Instagram/Reprodução


Nesta semana, o Centro de Aprendizagem Santa Catarina (CASC), pertencente à Paróquia Santa Teresinha, de Juiz de Fora, está com inscrições abertas para cursos de modelagem, costura básica, terço, crochê e macramê, patchwork, arte sacra, tricô e colar.


Esta notícia foi a inspiração para o quadro "Você sabia?", do programa Manhã de Bênçãos de sexta-feira (23), abordar a história da colcha de retalhos e do patchowork.


Para isso, foram entrevistadas a professora do Curso de Design da Estácio, modelista e empresária, Paula Campos e a professora do Curso de Psicologia da Estácio e psicanalista, Valéria Wanda.


Elas abordaram como ter experiências produtivas com o artesanato e trabalhos manuais, além do impacto para a qualidade de vida e até para as finanças, para as pessoas interessadas em empreender.


Técnicas não limitam a criatividade, destaca Paula Campos


A professora dos cursos de Design da Estácio, modelista e empresária, Paula Campos, sobre a técnica e o incentivo ao desenvolvimento de diferentes aspectos da criatividade da pessoa.



A modelista e empresária lembra que há opções para quem não tem habilidades avançadas em costura quanto para quem já tem conhecimento.




A professora dos cursos de Design da Estácio, modelista e empresária, Paula Campos, lembrou o fator afetivo que podem estar ligados à criação de uma colcha de retalhos.




Por permitir este aspecto tão pessoal, as pessoas podem usar as técnicas para criar livremente, como destaca Paula Campos.




Alegria e novas habilidades na vida


A Professora do Curso de Psicologia da Estácio e psicanalista, Valéria Wanda analisa que os diferentes impactos do artesanato estão relacionados a sentir alegria e felicidade com este gesto.




Valeria Wanda comenta que o aprendizado é sempre bem-vindo em qualquer idade, por isso o artesanato contribui para a qualidade de vida. Ela lembra como atua o projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas para quem tem o artesanato como fonte de renda.




Sobre o CASC


Até o fim de fevereiro, as pessoas podem se inscrever nos cursos do Centro de Aprendizagem Santa Catarina (CASC). Há vagas para as turmas de modelagem, costura básica, terço, crochê e macramê, patchwork, arte sacra, tricô e colar.

Os interessados devem entrar em contato com os telefones da Dalva (32) 99983-4886 e da Maria Inês (32) 98873-9342. As aulas começam em março, na Rua Paracatu, 626, Santa Terezinha


Confira, abaixo, a relação de cursos:


  • Segunda-feira, de 14h às 17h: Modelagem

  • Terça-feira, de 14h às 17h: Costura básica, Terço, Crochê e Macramê

  • Quarta-feira, de 14h às 17h: Patchwork

  • Quinta-feira, de 13h30 às 16h30: Arte Sacra, Tricô e colar

Integrantes do CASC e Padre Bill Foto: Instagram/Reprodução

129 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page