É preciso atenção e cuidado na hora de organizar as mochilas para levar à escola e assim evitar problemas futuros nas crianças. Fisioterapeuta traz orientações para evitar o excesso de peso. Confira a entrevista abaixo.
Por Fabíola Castro

Na hora de preparar o material para levar para a escola é preciso atenção com o peso das mochilas. Isso porque carregar mochilas pesadas pode ser prejudicial à saúde da coluna, especialmente durante a fase de crescimento das crianças e adolescentes em idade escolar. Carregar peso excessivo pode trazer consequências a curto, médio e longo prazo.
Na idade escolar as crianças estão mais propensas a problemas posturais e o uso repetitivo de mochilas excessivamente pesadas pode resultar em dores, principalmente nos ombros, pescoço e região lombar. As consequências imediatas incluem dores no corpo, depois podem ser observadas alterações na marcha e postura. E mais, há o risco de lesões degenerativas na coluna que podem afetar o crescimento da criança. Por isso, é muito importante ter atenção no momento de organizar a mochila para ir para a escola e evitar assim problemas.
A professora do curso de Fisioterapia da Estácio, Juliane Alvarez, em entrevista para o quadro Bendita Saúde desta quinta-feira (22), trouxe algumas orientações aos pais e responsáveis quanto aos cuidados na organização da mochila dos estudantes para evitar carregar peso excessivo.
Confira:
É preciso atenção na hora de escolher alguns itens para as crianças e adolescentes na hora de ir pra escola, como por exemplo, as mochilas. Carregar mochilas pesadas pode ser prejudicial à saúde da coluna, especialmente durante a fase de crescimento?
Quais os riscos associados ao peso excessivo das mochilas e as consequências a curto, médio e longo prazo?
Qual o peso ideal da mochila para que não cause problemas?
E como orientar para que a criança, adolescente carregue a mochila de forma mais segura e confortável? Qual modelo seria mais indicado?
Quais dicas você daria para a organização da mochila antes de ir para a escola para que ela não fique tão pesada?
Reforçando as dicas dadas pela fisioterapeuta, na entrevista, de práticas que podem ser adotadas por pais, responsáveis e educadores para orientar as crianças, os alunos quanto a não carregar mochilas tão pesadas:
- Optar por mochilas de rodinhas para aliviar o peso nas costas;
- Usar a mochila à altura do dorso, na parte média das costas;
- Limitar o tempo de uso da mochila ao mínimo necessário;
- Distribuir adequadamente o material escolar, colocando o conteúdo mais
pesado junto às costas;
- Colocar na mochila apenas o material necessário para o dia;
- Usar ambas as alças da mochila para distribuir o peso de maneira
equilibrada. Evitar carregar de um lado só.
Dessa forma com a adoção dessas medidas preventivas se garante o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e jovens, evitando assim possíveis dores e complicações na saúde da coluna, principalmente a longo prazo.
Comments