Por Fabíola Castro
Capazes de carregar quase tudo que uma criança ou um adulto precisa ao longo do dia, as mochilas são itens muito presentes na rotina. Mas, o uso delas pode trazer riscos, se não forem tomados alguns cuidados, como não exagerar no peso carregado e se atentar para a forma correta de usá-las.
O uso indevido pode levar crianças e adultos a sentirem dores e até mesmo a desenvolver escoliose, em alguns casos.
A fisioterapeuta Ingrid Costa, professora da Estácio, explicou, em entrevista para o quadro "Bendita saúde" desta terça-feira, 11, que o uso de uma mochila muito pesada, principalmente pelas crianças, deve ser motivo de preocupação dos pais e responsáveis e que isso pode causar danos e dores.
Alguns fatores devem ser considerados ao usar mochilas nas costas como destaca a fisioterapeuta Ingrid Costa.
Existem alguns tipos de mochilas que podem ser a de carregar nas costas e também aquelas que têm rodinhas. Para as crianças, segundo a fisioterapeuta Ingrid Costa, o modelo ideal pode ser as que têm rodinhas, observando também a forma de puxá-las.
Já para os adolescentes ou adultos que preferem utilizar as mochilas nas costas, a fisioterapeuta Ingrid Costa, dá algumas dicas para que esse uso seja feito com segurança e sem maiores danos para as costas ou para a coluna.
O excesso de peso nas mochilas escolares e o esforço repetitivo na infância e adolescência ocasionam 70% dos problemas de coluna na fase adulta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E o grande problema não é só o peso do que é levado, mas a forma como se carregam as mochilas, como destacou a fisioterapeuta na entrevista.
Comentários